Só os bambas - Samba de Terreiro terá mais uma edição nesta terça na Escadaria do Rosário - Lazer e Cultura - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Em Florianópolis10/01/2017 | 16h38

Só os bambas - Samba de Terreiro terá mais uma edição nesta terça na Escadaria do Rosário

Projeto reúne sambistas para roda de samba acústica no Centro Histórico da Capital

Só os bambas - Samba de Terreiro terá mais uma edição nesta terça na Escadaria do Rosário Charles Guerra/Agencia RBS
Primeira edição do evento lotou a Escadaria do Rosário  Foto: Charles Guerra / Agencia RBS

Na Escadaria do Rosário, espaço simbólico no Centro Histórico de Florianópolis, ocorre nesta terça-feira a segunda edição do Samba de Terreiro. Trata-se de uma grande roda de samba acústica com os principais bambas do gênero para o resgate de um modo de fazer samba anterior à criação das escolas na Capital.

A primeira edição, realizada no dia 3 de janeiro, foi um sucesso e uma surpresa para a organização, com a participação de cerca de mil pessoas. Para quem foi e se perguntou sobre o volume do som, a ideia é que seja uma roda acústica mesmo e por isso apenas a mestre de canto, a sambista Jandira Souza da Rosa, tem microfone.

—A ideia é relembrar o que era feito antigamente, nas quadras da Estácio de Sá, no Rio, onde se juntavam centenas de pessoas ao som da percussão acústica, o coro das pastoras e a voz do mestre de canto —  diz o produtor cultural Denílson Machado.  

Segundo o pesquisador Carlos Raulino, samba de terreiro refere-se ao local de ensaio das escolas de samba lá nos anos 1930:

— As escolas eram pequenas e os ensaios feitos na parte de trás de alguma casa, geralmente um espaço de terra. Depois ficaram grandes e foram para a quadra. Cartola é um dos ícones desse tempo. Eram sambas que exaltavam a comunidade, ou um amor que se foi — explica.

O projeto Samba de Terreiro será realizado sempre às terças-feiras, das 17h30min às 19h30min. Será cancelado apenas em caso do chuva — se chover no começo da tarde, será adiado para a semana seguinte.

AGENDE-SE

O quê: Samba de Terreiro
Quando: terças-feiras, das 17h30min às 19h30min
Onde: Escadaria do Rosário, Centro de Florianópolis
Quanto: gratuito

Leia também
E o povo foi pra roda: projeto Samba de Terreiro leva público para escadaria de Florianópolis
De Nando Reis a Marília Mendonça: confira os eventos da semana em SC 

 
 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaUpiara Boschi: Discurso sobre Lava-Jato une PMDB e PP de SC https://t.co/kroUcHmB6H #LeiaNoSantahá 5 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaBispos de SC convocam católicos para a greve geral de sexta-feira  https://t.co/ITRN9ozOzF #LeiaNoSantahá 1 horaRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros