Inédita: mostra sobre Florianópolis tem obras raras e contemporâneas na Fundação Cultural Badesc - Lazer e Cultura - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Artes30/03/2017 | 09h21Atualizada em 30/03/2017 | 16h07

Inédita: mostra sobre Florianópolis tem obras raras e contemporâneas na Fundação Cultural Badesc

Exposição "Iconografia 344" reúne documentos, pinturas, mapas, gravuras e livros nunca antes expostos 

Inédita: mostra sobre Florianópolis tem obras raras e contemporâneas na Fundação Cultural Badesc Marco Favero/Agencia RBS
Exposição tem livros, documentos e obras de arte raras sobre Florianópolis Foto: Marco Favero / Agencia RBS

Documentos, pinturas, aquarelas, desenhos, gravuras, mapas e livros raros que mostram a Florianópolis dos primórdios – aquela sem o aterro nem os prédios, que tinha uma relação com o mar diferente da de hoje e que ainda se chamava Vila de Nossa Senhora de Desterro – vão poder ser vistos pela primeira vez na exposição Iconografia 344. A mostra, que tem curadoria do médico e colecionador Ylmar Corrêa Neto, abre quinta-feira na Fundação Cultural Badesc.

— Coleciono imagens da cidade há 30 anos e chegou um momento que achamos que seria interessante mostrá-las. Temos um passado muito rico em imagens e é difícil encontrar uma cidade que tenha tantas, com exceção do Rio de Janeiro, que foi muito ilustrado. A proposta é mostrar para as pessoas que essas imagens existem e despertar a curiosidade pela procura por outras delas — conta o médico.

As obras, garimpadas em leilões e lugares especializados espalhados por várias partes do mundo, principalmente na Europa, mostram a evolução da cidade, sua fauna, flora e habitantes. Entre elas, destaca-se a gravura Vista da Ilha de Santa Catarina, de Duche de Vancy, datada de 1787, a primeira imagem conhecida da vila de Nossa Senhora do Desterro. Os detalhes desta e de outras ilustrações são tantos e tão pequenos que os visitantes terão uma lupa à disposição para apreciá-los melhor.

Carlos Asp e Martinho de Haro Foto: Marco Favero / Agencia RBS

Além das obras históricas, há também aquelas modernas e contemporâneas que dialogam com os primeiros registros. No piso superior da fundação, por exemplo, um quadro de Martinho de Haro, de 1946, retrata o Morro das Pedras. Ao lado, há uma obra de Carlos Asp, que ¿pintou¿ o local com palavras. 

Em Na noite dos seus cabelos os grampos são feitos de pirilampos que às estrelas querem chegar / viajantes em Santa Catarina, o artista plástico Walmor Corrêa criou uma pintura apresentada sob o texto de um dos viajantes que visitou a Ilha e descreveu a beleza dos vagalumes. 

"Iconografia 344" mostra também obras de artistas contemporâneos Foto: Marco Favero / Agencia RBS

Ainda na seleção de artistas contemporâneos, uma tela de Paulo Gaiad retrata o céu do Campeche – afinal, a Ilha também pode ser admirada por esse ângulo.

— Cria uma teia conceitual interessante. São maneiras diferentes de transmitir as imagens da cidade — explica Ylmar.

Iconografia 344 fica em cartaz até o dia 1º de junho e ocupa todos os espaços expositivos da Fundação Cultural Badesc. A mostra é dividida em três espaços – Pólis, dedicado às representações da cidade; Vivos, às pessoas, flora e fauna da Ilha; e Linhas e Nomes, aos mapas e documentos antigos. 

O nome da exposição faz alusão à "nova" idade da cidade, que desde 2015 passou a ser contabilizada a partir de 1673, ano da chegada do capitão Francisco Dias Velho.

AGENDE-SE
O quê:
 exposição Iconografia 344
Quando: abertura quinta (30), 19h. Mostra fica aberta ao público até 1º de junho
Onde: Fundação Cultural Badesc (Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro)
Quanto: gratuito

Leia também
Entenda as mudanças na Lei Rouanet e como impactam na cultura em SC
Sete companhias representam SC no Festival de Teatro de Curitiba 
Maestro fala do cancelamento de edital para contratar músicos em Joinville

 
 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaRT @SantaEsporte: Confira no vídeo a entrada dos jogadores do Metropolitano no Scarpelli: https://t.co/ZJPw9OKDWrhá 39 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaEstamos ao vivo! Acompanhe com a equipe do Santa todos os lances de Metropolitano x Figueirense https://t.co/WLOHyewgPdhá 53 minutosRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros