"Manual do Escoteiro Mirim" tem disparada nas vendas após caso de jovem desaparecido no Acre - Lazer e Cultura - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Código secreto marciano07/04/2017 | 18h14Atualizada em 07/04/2017 | 19h07

"Manual do Escoteiro Mirim" tem disparada nas vendas após caso de jovem desaparecido no Acre

Livro infantil lançado em 1971 teria sido usado por Bruno Borges para criptografar mensagens

"Manual do Escoteiro Mirim" tem disparada nas vendas após caso de jovem desaparecido no Acre Reprodução/Twitter
Foto: Reprodução / Twitter

Possível inspiração para as mensagens cifradas deixadas por Bruno Borges, jovem que desapareceu misteriosamente no Acre, o Manual do Escoteiro Mirim, livro infanto-juvenil lançado pela Disney em 1971, disparou em vendas esta semana e apareceu na lista de mais vendidos de pelo menos uma loja.

Leia mais:
Família desvenda primeira mensagem escrita por jovem desaparecido no Acre
Paul McCartney anuncia edição especial de Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band
Morre comediante Don Rickles, voz do Sr. Cabeça de Batata, de Toy Story, aos 90 anos

O livro voltou a ser assunto, mais de 40 anos depois de seu lançamento, porque os símbolos usados por Bruno Borges para escrever suas mensagens – nas paredes e nos 14 livros criptografados que foram deixados no quarto antes de o jovem desaparecer – são bastante parecidos com o "código secreto marciano" ensinado pelo Manual

No site da Amazon, um dos principais na venda de livros e e-books, o Manual do Escoteiro Mirim, que foi relançado no ano passado, em uma edição nostálgica, aparece em segundo na lista de e-books mais vendidos no Brasil, atrás apenas de The Ghost in the Shell – livro que inspirou o filme estrelado por Scarlet Johanssen que acabou de estrear no Brasil.

Relembre o caso

O misterioso desaparecimento de Bruno intrigou internautas e ficou em primeiro lugar na lista de assuntos mais comentados do Twitter em todo o Brasil na terça-feira, 4.

Até um site, chamado de "Decifre o livro", foi criado para ajudar a desvendar os textos com base nas chaves deixadas por Bruno. Um texto já foi esclarecido e, conforme a decodificação, seu título é "Caminho difícil" (leia a íntegra abaixo).

Caminho difícil

Por milhares de anos o ser humano vem tentando encontrar respostas para perguntas como "qual o sentido da vida?" A filosofia que ao que tudo indica, parece ter se iniciado com Tales de Mileto em meados de 700 a.C. visa encontrar vestígios de perguntas sem respostas. A pesquisa profunda pela verdade absoluta advém da filosofia, e quando falamos a respeito de caminhos fáceis ou difíceis estamos nos referindo a esse tipo de teorema.

É fácil aceitar o que desde criança te ensinaram que é errado. Difícil é quando adulto, entender que te ensinaram errado o que desde criança você suspeitou que fosse correto. Em outras palavras, se você se enquadra em algum cujos estímulos do meio lhe determinaram certo comportamento, fazendo com que estivesse a mercê de crenças já providas e bem estabelecidas em dogmas e rituais, com uma massa concentrada de pessoas nela; ou permitindo-o ficar no conformismo, aceitando o conceito de felicidade e de sentido da vida embutido pela mídia e pela sociedade, então claramente você faz parte do caminho fácil para a busca pela verdade absoluta.

Acaso se enquadra na segunda opção, ou seja, aquele que suspeitava de todo conjunto de crenças que lhe foi enraizado, então este tem tudo para ser um investigador da veracidade nas coisas ao seu redor, entrando em um caminho mais complicado, no qual uma minoria se arrisca ou enfrenta com bravura.

 
 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    Santa'O inferno dos pássaros', de Beckmann, leiloado por US$ 45,8 mi https://t.co/s44vSL6Zgk #LeiaNoSantahá 3 horas Retweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaMaduro denuncia ataque com granadas contra Supremo https://t.co/XukCSvnUkE #LeiaNoSantahá 4 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros