Artista instala cachorro fazendo xixi em estátua de "menina sem medo", que desafia touro de Wall Street - Lazer e Cultura - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Nova York30/05/2017 | 20h53Atualizada em 30/05/2017 | 21h00

Artista instala cachorro fazendo xixi em estátua de "menina sem medo", que desafia touro de Wall Street

Estátua de garotinha desafiadora foi instalada na véspera do Dia Internacional da Mulher e virou símbolo feminista

Em março, o famoso touro de Wall Street ganhou a companhia de uma destemida garotinha, localizada no extremo oposto da calçada em que está instalado em Nova York, que parece o desafiar. A obra, uma peça publicitária produzida por um grupo de investimento em respeito ao Dia Internacional da Mulher e intitulada Fearless Girl (ou "garota sem medo"), parece ter causado desconforto.

Leia mais:
Estátua de menina desafiando touro de Wall Street será mantida até 2018
Touro de Wall Street tenta atacar "menina destemida"

Um artista chamado Alex Gardega ficou tão irritado com a estátua da menina que resolveu fazer uma nova intervenção no espaço: criou, ele mesmo, uma estátua de um cachorro da raça pug fazendo xixi, a chamou de Pissing Pug (algo como "pug mijão") e a posicionou ao lado da perna esquerda da menina destemida. De acordo com o NY1, o cachorro foi retirado na manhã desta terça.

Ao jornal New York Post, o homem tentou se explicar:

– Isso (a obra Fearless Girl) é nonsense corporativo. Não tem nada a ver com feminismo e é um desrespeito ao artista que criou o touro. Aquele touro tinha integridade – revoltou-se Gardega, que reproduziu com mais veemência um discurso parecido com o de Arturo Di Modica, responsável pelo touro, que também não gostou muito da menina desafiadora colocada em frente ao seu touro.

Feito de maneira tosca, o pug de Gardega é intencionalmente ruim. De acordo com o artista, a obra foi feita desta maneira para "depreciar a estátua, exatamente da mesma forma que a garota depreciou o touro".

Entenda o caso da Fearless Girl

Estátua de "menina destemida" foi instalada em posição de desafio ao touro de Wall Street, um dos maiores símbolos de Nova York Foto: Drew Angerer / GETTY IMAGES NORTH AMERICA

A pequena estátua de bronze de uma menina desafiando o grande touro em frente a Wall Street, no sul de Manhattan, foi instalada no dia 7 de março em Nova York, na véspera do Dia Internacional da Mulher, pelo fundo de investimentos State Street Global Advisors. 

A estátua, obra da escultora americana Kristen Visbal, a princípio ficaria exposta apenas por uma semana. Mas como a imagem da menina se transformou em um símbolo dos direitos das mulheres contra o governo de Donald Trump, sua permanência foi prolongada após uma petição – primeiro até 2 de abril e posteriormente até o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março de 2018.


Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaSemana do Livro terá lançamentos de obras, sarau e exposição em Blumenau https://t.co/CwDDgcPB76 #LeiaNoSantahá 10 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaPrefeitura fará mutirão para atender pais da escola Tiradentes, que será desativada em Blumenau https://t.co/51A3VLSmug #LeiaNoSantahá 25 minutosRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros