Novo administrador do Masc é finalista do Prêmio Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas - Lazer e Cultura - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

 

Arte10/05/2017 | 10h32Atualizada em 10/05/2017 | 11h02

Novo administrador do Masc é finalista do Prêmio Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas

Josué Mattos concorre com outros dois curadores o prêmio de R$ 25 mil

Novo administrador do Masc é finalista do Prêmio Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas Felipe Carneiro/Agencia RBS
Foto: Felipe Carneiro / Agencia RBS
Diário Catarinense
Diário Catarinense

O catarinense Josué Mattos, novo administrador do Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), é um dos curadores finalistas do 6º Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas, um dos mais tradicionais prêmios de arte do país. Os outros dois finalistas são Ana Avelar, de Curitiba, e Douglas de Freitas, de São Paulo.  O vencedor da categoria receberá o valor de R$ 25 mil e realizará o projeto curatorial premiado nas quatro cidades que receberão a itinerância do Prêmio - Rio de Janeiro, Fortaleza, Goiânia e Porto Alegre. 

Além de Marcus Lontra, curador do Prêmio, participaram do júri críticos de arte e vencedores de edições anteriores. Há um representante de Santa Catarina também entre os 20 artistas finalistas: Fernando Lindote.

E
m agosto, os artistas selecionados participam de uma exposição coletiva no Museu Brasileiro da Escultura (MuBE), em São Paulo. No evento de abertura, serão conhecidos os vencedores do Prêmio (5 artistas e 1 curador). Além da premiação em dinheiro, haverá o acompanhamento dos artistas vencedores por um curador, a realização do projeto curatorial premiado e a apresentação dessas obras em uma mostra itinerante que vai percorrer quatro cidades do Brasil, a partir de dezembro de 2017.

Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas é um dos mais tradicionais de arte do país. Nas cinco edições anteriores, 25 artistas e dois curadores foram contemplados. O prêmio propõe a integração das artes em suas diversas manifestações e promove o fortalecimento dos acervos públicos brasileiros. A premiação também estimula a diversidade e a compreensão de valores éticos e estéticos por meio de iniciativas de arte-educação.

Leia mais:

Dignidade ao Masc: Josué Mattos assume a gestão do principal museu de artes de Santa Catarina

Catarinense Fernando Lindote é finalista do prêmio Marcantonio Vilaça de artes plásticas


 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaCaminhoneiros protestam contra alta dos combustíveis pelas ruas de Blumenau https://t.co/6VP5AUpkds #LeiaNoSantahá 7 horas Retweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaPM prende três pessoas por farra do boi em Bombinhas https://t.co/E5wxLmVj9s #LeiaNoSantahá 11 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca