Poesia fora do papel: Arnaldo Antunes expõe trabalhos de artes visuais no Masc  - Lazer e Cultura - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

A casa é dele24/05/2017 | 03h29Atualizada em 24/05/2017 | 03h29

Poesia fora do papel: Arnaldo Antunes expõe trabalhos de artes visuais no Masc 

Produção menos conhecida do multiartista, conhecido pelas músicas e pelos poemas, fica em cartaz a partir desta quarta-feira na Capital

Poesia fora do papel: Arnaldo Antunes expõe trabalhos de artes visuais no Masc  Marco Favero/Agencia RBS
Produção menos conhecida do multiartista, conhecido pelas músicas e pelos poemas, fica em cartaz a partir desta quarta Foto: Marco Favero / Agencia RBS

Volta e meia, a poesia sai do livro para desbravar novas linguagens e suportes, é falada, escrita, desenhada, fotografada, filmada, construída ou cantada. A exposição Palavra em Movimento, de Arnaldo Antunes, abre nesta quarta-feira no Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) com a produção poética menos popular do multiartista, mais conhecido por suas músicas e livros. Com curadoria de Daniel Rangel, a mostra traz objetos, monotipias, áudios, vídeos, colagens e instalações, com produções influenciadas, especialmente, pela pop art e poesia concreta dos anos 1950.

— Há uma intersecção entre os trabalhos, como tem no meu trabalho em geral. Quando era adolescente e comecei a escrever os primeiros poemas, ao mesmo tempo estava tendo aula de violão e aprendendo os primeiros acordes, já com o desejo de compor, e desenhava também. E tudo que eu fazia já tinha esse desejo de subverter as formas mais convencionais de linguagem. Fui formado numa época em que tinha esse trânsito muito vivo, foi sempre muito natural — conta o artista em conversa com o DC durante a montagem da exposição na tarde de segunda-feira.

Foto: Marco Favero / Agência RBS

Para o curador Daniel Rangel, a mostra possibilita ao espectador entender a trajetória de Arnaldo Antunes no campo das artes visuais, pois cobre 30 anos de produção do artista, desde as colagens feitas nos anos 1980 até as colagens digitais mais recentes da série O Interno Exterior (2014), em que monitores de porta-retratos digitais se tornam suporte para poemas estruturados a partir de fotos de placas e letreiros captadas durante viagens por mais de 20 anos.

— A exposição é surpreendente mesmo para quem sabe que ele é um artista múltiplo. Ele tem uma produção muito coerente e potente dentro das artes visuais. É interessante como atrai um público que é do Arnaldo, mas que não é inicialmente das artes, e as pessoas chegam aqui e encontram uma exposição de artes de verdade, e não uma exposição do músico — acredita o curador.

Além de O Interno Exterior, serão exibidas a série Caligrafias, que reúne um pequeno recorte das monotipias realizadas com tinta de carimbo entre 1998 e 2003, e Oráculo, com colagens de 1981. Há ainda objetos de luz, fotografias, o vídeo-poesia Nome, além de gravações sonoras com leituras poéticas de Arnaldo. Algumas obras, como Abrilho Ferrolho, são inéditas.

Museu receberá outras duas exposições simultaneamente

O MASC recebe outras duas exposições, que também abrem nesta quarta. Umas e Outras apresenta um recorte com fotografias e vídeos que fazem parte do acervo do MASC, com a curadoria de Josué Mattos. Há ainda a primeira edição do Projeto Claraboia, com a instalação Máquina Orquestra, de Roberto Freitas, Marcelo Comparini e Grupo O Grivo, além da primeira edição do projeto MASC 6x3, com a obra Paisagem do artista fluminense Antonio Parreiras. O projeto tem o objetivo de disponibilizar uma das paredes do Museu para obras emprestadas por colecionadores. Todas as mostras têm entrada gratuita.

Agende-se
Exposição Palavra em Movimento, de Arnaldo Antunes
Quando: abertura nesta quarta, às 19h. Até 2 de julho. De terça a domingo, das 10h às 21h.
Onde: Museu de Arte de Santa Catarina – Masc (Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600, Agronômica, Florianópolis)
Quanto: entrada gratuita
Agendamento de visitas mediadas: (48) 3664-2633

Leia mais:

Conheça os 45 filmes selecionados para o Festival Florianópolis Audiovisual Mercosul, o FAM 2017

Relato de vítima de homofobia gera protestos contra balada 1007 Floripa no Facebook

Protocolo Elefante: Cena 11 mostra o resultado do projeto homônimo que repensou os rumos da companhia


 
 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaGrávida de 37 semanas é morta a facadas em Palhoça https://t.co/1E88pWwmZq #LeiaNoSantahá 1 horaRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaOAB Joinville vai avaliar se houve ilegalidade em medida tomada pela Maternidade Darcy Vargas https://t.co/4ILOlARrMV #LeiaNoSantahá 1 horaRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros