Andrey Lehnemann: cinema europeu domina a semana de filmes em Santa Catarina - Lazer e Cultura - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Coluna de cinema01/06/2017 | 14h00Atualizada em 01/06/2017 | 14h00

Andrey Lehnemann: cinema europeu domina a semana de filmes em Santa Catarina

Além de festival de filmes do velho continente, cinema do CIC exibe cinema australiano

Andrey Lehnemann: cinema europeu domina a semana de filmes em Santa Catarina reprodução/Divulgação
Cena do filme "A Excêntrica Família de Antônia", de Marleen Gorris Foto: reprodução / Divulgação

Desde segunda-feira, 29, Santa Catarina tem recebido um Festival de Cinema Europeu na Fundação Cultural Badesc, que conta com a exibição de 14 filmes gratuitos na Capital. São exibidos filmes da França, Itália, Suécia, Alemanha, Espanha, Hungria, Dinamarca e Eslováquia. O tema do festival é Mulheres em Cena, neste ano. O primeiro filme da programação havia sido o ótimo Hannah Arendt, de Margarethe von Trotta, que discorre exatamente sobre as consequências da postura da filósofa e cientista política acerca do julgamento do oficial nazista Eichmann e a defesa do "cumprimento de ordens".

De quinta-feira até sábado, mais quatro filmes são dicas boas para despertar interesse no festival: De sua janela à minha, de Paula Ortiz, é a primeira delas. A exibição do filme é 17h, na quinta, onde três mulheres de idades diferentes se veem em contato diariamente com suas lembranças. Na sexta-feira, Marcela, de Helena Trestíková, da República Tcheca: um documentário sobre a vida de uma cidadã tcheca ao longo de diferentes décadas. Já o sábado começa cedo, 14h, com A Excêntrica Família de Antônia, de Marleen Gorris. Outro filme sobre sagas familiares que atravessam gerações. E o festival finaliza com O Caminho de Halima, da Croácia, onde uma muçulmana tenta encontrar os restos mortais de seu filho morto na Guerra.

Cena do filme australiano "Promessas de Guerra", primeiro longa-metragem de Russell Crowe (na cena) como diretor Foto: Paris Filmes / Divulgação

Enquanto isso, na mesma quinta-feira, o Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), na Capital, recebe a Mostra de Filmes da Austrália. Ela entra em sua sexta edição nacional. A abertura é no dia 1º de junho, com o filme de Jocelyn Moorhouse, A Vingança Está na Moda: uma obra em que Kate Winslet interpreta uma australiana que volta para a sua cidade natal. Promessas de Guerra, o primeiro longa-metragem de Russell Crowe como diretor, continua a Mostra na sexta-feira – 18h.

Leia todas as colunas de Andrey Lehnemann no Diário Catarinense

O que você não deve perder?

O Predestinado, de Michael Spierig e Peter Spierig – 3 de junho (sábado): 18h.

Uma das melhores ficções científicas dos últimos anos. O personagem de Ethan Hawke encara sua última missão como viajante do tempo, após anos viajando em diferentes linhas temporais para capturar criminosos. Porém, em sua última missão, o seu inimigo pode ser ele mesmo.

Moulin Rouge – Amor em Vermelho, de Baz Luhrmann – 4 de junho (domingo): 20h

Para quem ainda não assistiu ao filme, a oportunidade de ver no cinema é maravilhosa. Sem dúvidas, o melhor longa-metragem do australiano Baz Luhrmann. O musical expõe a relação de um escritor frustrado e sua nova paixão, uma bela cortesã de Paris e a estrala maior do Moulin Rouge.

Laranjas e Sol, de Jim Loach – 8 de junho (quinta-feira): 18h

A obra conta a história de uma assistente social que se vê inserida numa conspiração do governo britânico em projetos de migração infantil.

O Ano em que Vivemos em Perigo, de Peter Weir – 8 de junho (quinta-feira): 20h

Mel Gibson interpeta um repórter australiano novato, mas ambicioso, que precisa cobrir os últimos momento do regime de Sukarno. O filme é de Peter Weir, dos excepcionais Show de Truman, Sociedade dos Poetas Mortos e Mestre dos Mares.

The Rover – A Caçada, de David Michôd – 11 de junho (domingo): 18h

Em uma de suas melhores atuações, Robert Pattinson (da franquia Crepúsculo) é um dos membros de uma gangue que havia roubado o carro de Eric, um homem que há muito tempo perdeu tudo e agora quer vingança.

Leia também:

Festival de Cinema Europeu começa nesta segunda com exibição de 14 filmes gratuitos em Florianópolis

"Mulher Maravilha" chega ao cinema e mostra nova estrela para Hollywood

Conheça os 45 filmes selecionados para o Festival Florianópolis Audiovisual Mercosul, o FAM 2017


Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros