Encontro Brasileiro de Orquestras reúne 330 instrumentistas em Chapecó  - Lazer e Cultura - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Música erudita 23/06/2017 | 09h32Atualizada em 23/06/2017 | 09h39

Encontro Brasileiro de Orquestras reúne 330 instrumentistas em Chapecó 

Dez orquestras de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul se reúnem no Oeste

Encontro Brasileiro de Orquestras reúne 330 instrumentistas em Chapecó  ANGÉLICA LÜERSEN/Especial
Foto: ANGÉLICA LÜERSEN / Especial

Violinos, violas, violoncelos, fagotes e oboés são alguns dos instrumentos em que a população do Oeste catarinense está se familiarizando, com a realização do 6º Encontro Brasileiro de Orquestras. O evento será amanhã no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó, e vai reunir 330 instrumentistas de dez orquestras de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

A Orquestra de Câmara da Unochapecó é a anfitriã do evento. De acordo com o regente do grupo e coordenador do evento, Gustavo Pereira Malfatti, cada orquestra deve apresentar de duas a quatro músicas, e todo o espetáculo terá em torno de duas horas de duração.

– Teremos apresentações bem ecléticas com músicas populares, eruditas e temas de filmes. Haverá participação de coros e solistas com composições de autores como Beethoven, Villa Lobos, Vivaldi e Michael Jackson – conta Malfatti.

Além da Orquestra da Unochapecó Gustavo Malfatti também é regente da Orquestra Sinfônica de Chapecó, que foi criada em 2009, inicialmente com 30 músicos.Ele destacou que uma das iniciativas que contribuiu para a formação de músicos e ampliação do público para as orquestras foi o projeto Arte Cidadã, desenvolvido pela prefeitura de Chapecó.

A partir do projeto foram ofertadas aulas gratuitas para o aprendizado de violino, flauta, violoncelo, entre outros instrumentos que compõem uma orquestra.Os alunos acabaram por envolver também familiares e amigos. Tanto que todas as edições do encontro de orquestra lotaram os mil lugares do Teatro Municipal de Chapecó. Em cinco edições, foram 5,4 mil pessoas que estiveram presentes e, em alguns anos, faltou lugar para todo o público.

Para 2017, a expectativa também é de lotação máxima. O ingresso para o evento é um quilo de alimento não perecível, que pode ser retirado hoje na Secretaria de Cultura, no primeiro piso do Centro de Eventos, ou na Livraria Universitária da Unochapecó. No sábado, também haverá ingressos disponíveis no local, porém limitados ao número de vagas.

Orquestras participantes:

¿ Orquestra e Coral Assembleia de Deus
Chapecó
¿ Orquestra Sinfônica e Coro de Chapecó
Chapecó
¿ Orquestra de Concertos de Erechim
Erechim (RS)
¿ Grupo de Cordas de Xaxim
Xaxim
¿ Orquestrando Arte
Santa Maria (RS)
¿ Orquestra de Câmara Associação Musical Luterana
Joaçaba
¿ Orquestra de Câmara Unochapecó
Chapecó
¿ Orquestra Belas Artes
Erechim (RS)
¿ Camerata Videira
Videira
¿ Orquestra Acadêmica Udesc
Florianópolis

Agende-se

O quê: 6º Encontro Brasileiro de Orquestras
Quando: amanhã, a partir das 20h
Onde: Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes (R. Assis Brasil, 20 D, Centro)
Quanto: ingressos disponíveis mediante doação de um quilo de alimento não perecível. Pontos de recebimento: Livraria da Unochapecó e Secretaria de Cultura de Chapecó.

Leia mais:

Como nos anos 80 e 90: Pela primeira vez, festival de cinema FAM tem mostra exclusiva de videoclipes

Festa junina de São João do Itaperiú tem queima de fogueira de 30 metros

Agenda: 10 eventos em Santa Catarina neste final de semana

 
 
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros