Catarinense Pam Gonçalves escreve história para personagem da Turma da Mônica Jovem - Lazer e Cultura - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Literatura jovem01/09/2017 | 21h01Atualizada em 01/09/2017 | 21h03

Catarinense Pam Gonçalves escreve história para personagem da Turma da Mônica Jovem

Booktuber de Tubarão autografa ao lado de Maurício de Souza na Bienal do Rio 2017

Catarinense Pam Gonçalves escreve história para personagem da Turma da Mônica Jovem Turma da Mônica Jovem / Reproduçãi/Reproduçãi
Foto: Turma da Mônica Jovem / Reproduçãi / Reproduçãi

Pam Gonçalves ficou conhecida pelas críticas literárias, primeiro as escrevia em seu blog e, depois, com a ascensão do YouTube, com os vídeos de opinião acerca dos livros que lia. A booktuber (sim, existe um termo para quem mostra em vídeo suas opiniões e dicas de livros) de Tubarão, no Sul do Estado, agora está do outro lado da mesa. Depois do sucesso da coletânea de contos O amor nos tempos de #likes e do romance Boa Noite (selo Galera da editora Record), lançados em 2016, ela agora traz ao público duas novas publicações: Uma História de Verão (Editora Record) e Turma da Mônica Jovem - Uma Viagem Inesperada (Editora Nemo). 

As obras serão lançadas nos dias 9 e 10 de setembro no estande da Saraiva na Bienal do Livro do Rio, o maior evento literário e da indústria editorial do Brasil. No dia 10, ela autografa ao lado de ninguém menos que Maurício de Souza.

Em Uma Viagem Inesperada, as personagens da Turma da Mônica Jovem estão reunidas, pela primeira vez, em um livro de contos — em quadrinhos, claro! Mônica, Magali, Denise e Marina embarcam cada uma em aventuras individuais. As histórias de cada personagem foram escritas por booktubers. Mônica (escrita por Babi Dewet) parte rumo à Coreia do Sul. Magali (por Meliza Souza) tem seus planos virados de cabeça para baixo e acaba em Paraty, no Rio de Janeiro. Marina (por Carol Christo) desenvolve um novo lado artístico em Londres. E Denise (por Pam Gonçalves) é mandada de castigo para um acampamento na Serra Catarinense. 

— É um projeto que a editora montou e, junto com a equipe de Mauricio de Souza, convidou algumas pessoas para escrever. Trabalhamos durante todo o primeiro semestre — conta Pam.

A autora e booktuber de 26 anos brinca que costuma ser bairrista em suas obras, sempre ambientadas em Santa Catarina, e a história para a Turma da Mônica Jovem não foi diferente. 

— A história de Denise começa depois de ela ter tomado ¿bomba¿ no colégio por ter deixado o celular ligado durante uma prova. Como castigo, os pais a mandam para um acampamento na Serra Catarinense para pensar no que fez. Conforme ela sobe a serra, some o sinal de internet e nesse processo ela acaba por descobrir muitas outras coisas legais que se pode fazer sem a tecnologia — adianta. 

A obra já está nas livrarias e o lançamento oficial foi há algumas semanas em São Paulo. 

 — Fiquei emocionada de poder participar do projeto com o Maurício de Souza. Cresci lendo gibis.

Foto: Pam Gonçalves / Divulgação

Sobre o romance Uma História de Verão, Pam conta que é um livro diferente dos anteriores. É mais leve e se passa na Praia do Rosa, litoral Sul de SC. 

Porta de entrada para leitura foi Harry Potter

Assim como muitos leitores da geração de Pam, a porta de entrada para o universo da literatura foi Harry Potter. Ela conta que, quando tinha 12 ou 13 anos, as opções de livros para adolescentes eram menores. De tanto gostar de livros, começou a participar de fóruns de aficionados por literatura.

Desde muito nova ela também já gostava de blogs. Começou a escrever seu próprio site de opiniões literárias em 2009 e, a partir de 2012, começou a gravar com mais frequência vídeos para seu canal no YouTube.

—Eu tinha medo de publicar, porque eu falava do livro dos outros. E hoje converso com leitores sobre meus próprios livros. Para o ano que vem já tenho mais projetos — diz ela.

Agenda de lançamentos

Dia 9
11h
- Conversa no Espaço Digital Saraiva
14h - Lançamento de Uma História de Verão, no Estande da Editora Record

Dia 10
14h - Lançamento Turma da Mônica Jovem - Uma Viagem Inesperada, no estande da Saraiva
18h - Lançamento Turma da Mônica Jovem - Uma Viagem Inesperada, no estande do Grupo Autêntica
18h - Bate-papo Turma da Mônica Jovem - Uma Viagem Inesperada, com Maurício de Sousa e Marina Sousa no estande Auditório Madureira

* A repórter viajou à Bienal do Livro do Rio à convite da Saraiva

Leia também
18ª Bienal do Livro do Rio celebra as histórias como elementos fundamentais de sobrevivência 
Com ingressos esgotados, youtuber Whindersson Nunes se apresenta em São José neste domingo

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaComplexo Portuário de Itajaí é destaque em ranking mundial de movimentação de contêineres https://t.co/3Pq2uDnzhW #LeiaNoSantahá 2 horas Retweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaReunião da CCJ da Assembleia Legislativa debate polêmico empréstimo da Celesc https://t.co/fLbGm6hxE5 #LeiaNoSantahá 3 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros