Festa das Orquídeas atrai apaixonados pelas flores em Blumenau - Lazer e Cultura - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Lazer08/09/2017 | 20h31Atualizada em 08/09/2017 | 20h31

Festa das Orquídeas atrai apaixonados pelas flores em Blumenau

Fruto da fascinação de muitos, orquídeas são o centro de evento em Blumenau

Festa das Orquídeas atrai apaixonados pelas flores em Blumenau Lucas Correia/Jornal de Santa Catarina
Foto: Lucas Correia / Jornal de Santa Catarina

Esforço permanente, cuidado diário e dias de estudo para entender como ela funciona, como cresce, o que precisa, qual perfil traz, de onde veio. Cheias de caprichos, elas recompensam só quem as agrada e apenas uma vez ao ano – como sopros de beleza em meio ao conturbado dia a dia, como o pote de ouro depois do arco-íris daqueles que não desistem no meio do caminho. Chega a ser poético o fascínio que as orquídeas exercem sobre aqueles que mergulham em seu universo, apaixonados que mantêm o cultivo das flores como um estilo de vida.

Depois de trabalhar o dia inteiro como torneiro mecânico e manusear peças rijas, com força, Arno Merten usava as horas livres para trocar o inflexível pelo delicado. Em casa, a graxa era substituída pela terra e as peças pelas pétalas: são orquídeas que herdou da mãe – quem o incumbiu de cuidar das plantas depois que ela morresse. E de guardião das flores ele virou apreciador e de apreciador virou entusiasta e empreendedor. E da tarefa herdada da mãe fez sua nova profissão décadas depois. Hoje aos 50 anos, Arno vive do seu orquidário na cidade de Schroeder há quatro anos, mas há 25 cultiva o encanto pelas plantas.

– A exigência da orquídea, o desafio de conhecer ela, saber cultivar, é o que mais me fascina. Esse desafio permanente de pegar plantas do mundo inteiro e estudar a fundo para saber como suprir a diferença de clima e solo. E depois ver ela florir e saber que todo o trabalho deu certo, isso é o que eu mais gosto.

Com o seu orquidário, Arno Merten é um dos expositores da Festa das Orquídeas que ocorre em Blumenau até domingo. Desde quinta-feira o evento reúne apaixonados pelas flores no Setor 1 do Parque Vila Germânica, organizado pelo Círculo de Orquidófilos de Blumenau. Com a primavera batendo na porta, a feira tem exposições de orquídeas nacionais e internacionais, bonsai, cactos, bromélias e plantas ornamentais, além de basicamente todos os itens que uma pessoa pode precisar para plantar e cuidar da sua flor em casa. E foi isso que atraiu Rosemeri D¿Avila e Ladir D¿Avila, sobrinha e tia, respectivamente, que vieram de Camboriú nesta sexta-feira só para visitar a festa:

– Está tudo muito bonito. A vontade era comprar tudo – brinca Rosemeri, ao sair do pavilhão carregando sacolas de plantas.

A Feira das Orquídeas fica aberta neste sábado das 9h às 21h e no domingo das 9h às 19h, com entradas a R$ 10 e R$ 5 (meia para estudantes e idosos). Além das plantas, a feira tem também stands com comida e artesanatos locais.

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaBlog do Pancho: Complexo penitenciário de Blumenau: incompleto e com projeto defasado https://t.co/OuGpt4xBNwhá 1 minutoRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaCâmaras de Joinville e Chapecó lideram despesas com diárias em Santa Catarina  https://t.co/dKl5ARjuHg #LeiaNoSantahá 15 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca