WhatsApp no painel do carro? Veja os modelos em que o aplicativo pode ser usado - Lazer e Cultura - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

 

Facilidade01/02/2018 | 18h01Atualizada em 01/02/2018 | 18h01

WhatsApp no painel do carro? Veja os modelos em que o aplicativo pode ser usado

App, que sincroniza o comando de bordo com o serviço de mensagens, está liberado no Brasil 

Muitas vezes, uma conversa no WhatsApp pede resposta o mais cedo possível. Por isso, a Apple disponibilizou o uso do WhatsApp dentro aplicativo CarPlay no Brasil em sua última atualização do iOS, no final de dezembro. Assim, o usuário pode responder mensagens e entrar em conversas no app de mensagens pelo painel do veículo.

Foto: Reprodução / Reprodução

Para poder acessar as conversas e os contatos, o usuário precisa fazer o download do CarPlay na Apple Store e sincronizar via USB com o carro. Pensando nos riscos ao dirigir, o CarPlay reduz algumas das funções do aplicativo de mensagens, que pode ser usado somente por comando de voz, possibilitando até mesmo que a pessoa dite as respostas da conversa pelo microfone, sem a necessidade de digitar. Não é possível, por exemplo, ficar rolando a lista de conversas.

Segundo informações apuradas pelo site Olhar Digital, o WhatsApp é o primeiro aplicativo não produzido pela Apple que foi disponibilizado no CarPlay. Para facilitar o acesso, a empresa norte-americana liberou um tutorial de como realizar o download e a sincronização do aplicativo com o veículo.

O CarPlay está disponível somente para alguns modelos de carros — veja a lista aqui — e o usuário precisa ter a última versão do iOs instalada em seu aparelho (que precisa ser iPhone 5 ou superior).

Recurso interfere na atenção no trânsito?

Sinara Tres Soares, psicóloga da Escola Pública de Trânsito do Detran-RS, afirma que, como se trata de um recurso extremamente novo, ainda não há pesquisas que demonstrem o impacto do uso do WhatsApp via Carplay na condução do veículo. 

Apesar disso, para a psicóloga, mesmo sendo um recurso em que o condutor não terá de manusear o celular para visualizar as mensagens, ainda assim há a possibilidade de interferência na capacidade de atenção. Conforme Sinara, o ideal é que o condutor do veículo esteja totalmente focado em atender às necessidades do trânsito. 

– A atenção sofre uma redução sempre que algo interfere nas funções mentais necessárias para dirigir, como, por exemplo, o uso do Carplay. Como a própria marca anuncia, o “CarPlay é uma maneira mais inteligente e segura de usar o iPhone no seu automóvel”. Ou seja, entre usar o Iphone com ou sem o aplicativo, menor será a distração se utilizado com o Carplay.

 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaCaminhoneiros fazem novo protesto na BR-470, em Indaial https://t.co/Z1OnNi7Yv7 #LeiaNoSantahá 4 horas Retweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaPM prende suspeitos de tráfico e roubo de moto em Blumenau https://t.co/7hCj7ucGbc #LeiaNoSantahá 5 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca