Festival traz o mundo cervejeiro para Blumenau a partir desta quarta-feira - Mundo - Jornal de Santa Catarina - Jornal de Santa Catarina: notícias de Blumenau, Vale do Itajaí e SC
 

Economia06/03/2018 | 22h06Atualizada em 07/03/2018 | 09h17

Festival traz o mundo cervejeiro para Blumenau a partir desta quarta-feira

A 10ª edição do evento reúne mais de 800 rótulos da bebida e ocorre após a esperada premiação do Concurso Brasileiro da Cerveja, nesta terça-feira. Confira as cervejarias vencedoras

Festival traz o mundo cervejeiro para Blumenau a partir desta quarta-feira Patrick Rodrigues/Jornal de Santa Catarina
Foto: Patrick Rodrigues / Jornal de Santa Catarina

“Em março, todas as discussões sobre cerveja na América Latina estão em Blumenau”. A frase é do presidente do Parque Vila Germânica e secretário de Turismo de Blumenau, Ricardo Stodieck, e pode até parecer um exagero, mas tem seu lado de verdade. O Festival Brasileiro da Cerveja, que já se consolidou como o maior evento cervejeiro da América Latina, chega a 10ª edição a partir de hoje e vai até sábado. Com expectativa de atrair 40 mil pessoas, o festival tem mais de 100 cervejarias presentes com mais de 800 rótulos para apreciadores de todos os tipos da bebida.

Leia mais
Acesse o NSC Total e fique por dentro do que acontece em SC

Em quatro dias, o evento deve lotar os setores 1 e 2 da Vila Germânica com os estandes das cervejarias, além de mobilizar centenas de inscritos nos cursos, seminários e palestras paralelas. Tudo somado à programação do Concurso Brasileiro de Cervejas, que ocorreu nos últimos dias e teve ontem à noite a cerimônia de premiação das melhores bebidas brasileiras. A Cervejaria Cathedral, do Rio Grande do Sul, foi a que mais teve rótulos premiados (confira na tabela abaixo a lista das cervejas que foram premiadas).

– O Festival tem um importante crescimento e pode crescer mais ainda se as cervejarias quiserem mais espaço. Este ano temos a novidade do cartão de pagamento, que é algo que ocorre em grandes eventos do mundo e será testado no Festival da Cerveja. Se for aprovado, ele será também utilizado na Oktoberfest – explica Stodieck, referindo-se ao cartão recarregável que já foi testado na Sommerfest e que vai substituir a moeda própria do festival.

Consolidado no calendário de eventos do município, o festival movimenta também toda a região. Um bom exemplo é a rede hoteleira, que registra 76% de ocupação para o evento e deve ver esse número crescer até o fim de semana, segundo dados do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Blumenau e Região (Sihorbs). E o reflexo atinge toda a região, com números altos também nas cidades vizinhas que fazem parte da rota do Vale da Cerveja e lucram com o movimento do festival em março.

 Blumenau - SC - Brasil - 06032018 - Blumenau recebe a partir de amanhã o Festival Brasileiro da Cerveja no Parque Vila Germânica.
Foto: Patrick Rodrigues / Jornal de Santa Catarina

Feira internacional cresceu 60%
Paralela ao festival no setor 3 da Vila Germânica, a Feira Brasileira da Cerveja chega à terceira edição e desde que começou apresenta um crescimento de 60% segundo a organização. Focada em empresas que fornecem materiais, tecnologia, maquinário, serviço e insumos para cervejarias – das pequenas às grandes –, o evento terá em 2018 a participação de marcas estrangeiras pela primeira vez.

Com uma parceria com a alemã NürnbergMesse – uma das maiores organizadoras de feiras do mundo –, empresas internacionais do ramo da cerveja trouxeram seus produtos para Blumenau. Ao todo são 72 estandes em uma área de 2,5 mil metros quadrados.

Cervejaria do Paraná vence premiação do Concurso Brasileiro da Cerveja
Encerrou ontem à noite o Concurso Brasileiro da Cerveja, com cerimônia no Eisenbahn Biergarten. Entre as premiadas, seis cervejas blumenauenses venceram medalhas. A Antídoto venceu duas medalhas, enquanto Belgard, Bierland, Blumenau e Hemmer faturaram uma medalha cada. A cervejaria mais premiada nacionalmente foi a Cathedral, do Paraná, com 15 medalhas.

Cervejarias campeãs do concurso em 2018 (com maior número de cervejas premiadas):
1 – Cervejaria Cathedral (PR)
2 – Cervejaria Bodebrown (PR)
3 – Cervejaria Tupiniquim (RS) 



 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaJustiça condena sete acusados de tráfico de drogas em Blumenau a penas entre 19 e 34 anos de prisão https://t.co/M9YAVbulwa #LeiaNoSantahá 34 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaHomem é preso suspeito de estuprar e manter namorada em cárcere privado, em Blumenau https://t.co/wFLyD2ohq8 #LeiaNoSantahá 6 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca