Milhares aguardam furacão Willa em abrigos do Pacífico mexicano - Mundo - Jornal de Santa Catarina - Jornal de Santa Catarina: notícias de Blumenau, Vale do Itajaí e SC
 

Escuinapa23/10/2018 | 22h30

Milhares aguardam furacão Willa em abrigos do Pacífico mexicano

AFP
AFP

Mais de 4.200 pessoas, entre moradores e alguns turistas no Pacífico mexicano, aguardavam nesta terça-feira (23) em abrigos a chegada do potente furacão Willa, categoria 3 da escala Saffir-Simpson, que tocará o solo entre os estados de Sinaloa e Nayarit (noroeste) no fim da tarde.

O olho do furacão Willa, de categoria 3 das 5 que formam a escala de Saffir-Simpson, tocou terra na noite desta terça-feira na costa do Pacífico mexicano, informou o Serviço Meteorológico Nacional.

A instituição publicou no Twitter uma imagem de satélite que "mostra o olho do #Furacão #Willa sobre a linha da costa", em um ponto próximo a Escuinapa, no estado de Sinaloa (noroeste).

"Foram realizadas ações de evacuação preventiva nas zonas de alto risco e nos destinos turísticos. Foram evacuadas mais de 4.250 pessoas, já enviadas a 58 abrigos temporários", disse em coletiva de imprensa o chefe da Proteção Civil da secretaria de Governo (ministério do Interior), Luis Felipe Puente.

O corpo do furacão, acrescentou, está nas Ilhas Marias, uma prisão sem muros, mas cercada de tubarões, onde estão 1.000 detentos, alguns com familiares. "Até o momento, não temos informes de alterações", assegurou o funcionário.

Segundo previsões meteorológicas, Willa tocaria o solo por volta das 00h00 GMT de quarta-feira entre o norte de Nayarit e o sul de Sinaloa.

A chancelaria, acrescentou Puente, entrou em contato com governos de outros países para que informem seus cidadãos que visitam o Pacífico a que atendam as recomendações da Proteção Civil.

* AFP

 
Jornal de Santa Catarina
Busca