Americana Goodyear interrompe operações na Venezuela - Mundo - Jornal de Santa Catarina - Jornal de Santa Catarina: notícias de Blumenau, Vale do Itajaí e SC
 
 

Caracas10/12/2018 | 17h53

Americana Goodyear interrompe operações na Venezuela

AFP
AFP

A fabricante americana de pneus Goodyear anunciou nesta segunda-feira (10) o fim de suas operações na Venezuela.

"A Goodyear da Venezuela foi forçada a interromper suas operações em sua fábrica localizada em Valencia, estado Carabobo", no norte do país, afirmou em a empresa comunicado pregado na entrada da fábrica, sem dar detalhes sobre os motivos para o fechamento.

A Goodyear garantiu estar com os salários e pensões de seus funcionários em dia, além de dispor de um montante "adicional extraordinário" que será desembolsado nos próximos dias e de "dez pneus para cada um dos trabalhadores".

A decisão surpreendeu os operários, disse à imprensa o sindicalista Luis Lovera.

"Um assessor externo da empresa colocou um papel. Consideramos porque até sexta a fábrica estava trabalhando normalmente, nos níveis de produção que já mantinha há algum tempo", afirmou Lovera.

Com capacidade instalada para produzir 10.500 pneus ao dia, a fábrica alcançava apenas 20% disso.

"Produziam-se entre 1.500 e 1.900 unidades", disse o sindicalista.

Essa mesma medida foi tomada em agosto passado pela fabricante de pneus Pirelli, que fechou sua fábrica no país por falta de matéria-prima, após 28 anos de operações.

A empresa anunciou em setembro passado a venda da fábrica e todas as suas atividades na Venezuela para uma aliança de empresários sul-americanos e da empresa Sommers International.

A decisão da Pirelli veio uma semana após a implementação de um plano de medidas econômicas pelo governo de Nicolás Maduro, que elevou o salário mínimo em 3.400% e três meses depois decretou outro aumento de 150%.

A escassez de peças de reposição e pneus, combinada com preços altos, fez com que 90% da frota de transporte público ficasse parada devido à impossibilidade de pagar os altos custos, segundo sindicatos - que o governo acusa de "sabotagem".

* AFP

 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaBrusque vence Gaúcho em casa e segue invicto na Série D do Brasileiro  https://t.co/O9uo3Xm6Yvhá 6 horas Retweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaMorre Niki Lauda, ex-piloto da Fórmula-1 https://t.co/hi77PSNlIbhá 6 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
Imprimir