Festival Internacional de Teatro de Animação começa domingo em três cidades catarinenses - Jornal de Santa Catarina: notícias de Blumenau, Vale do Itajaí e SC

Versão mobile

18/06/2010 | 21h59

Festival Internacional de Teatro de Animação começa domingo em três cidades catarinenses

Até o dia 27 de junho, mais de 55 espetáculos passarão por Florianópolis, Joinville e Criciúma

Festival Internacional de Teatro de Animação começa domingo em três cidades catarinenses Divulgação/
Espetáculo Valparaíso em lambe-lambe abre o 4° Fita Foto: Divulgação
Começa neste domingo a quarta edição do Festival Internacional de Teatro de Animação (Fita). Até o dia 27 de junho, 55 espetáculos de animação nacionais e internacionais serão apresentados nas cidades de Florianópolis, Joinville e Criciúma.

No dia de estreia, a companhia chilena OANI apresenta um espetáculo incomum. O palco do teatro Valparaíso em lambe-lambe se reduz a uma pequena caixa onde são apresentadas cenas curtas, com a manipulação de pequenos bonecos, sempre para um espectador por vez. O espetáculo acontece a partir das 18h no hall do Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.

A abertura oficial do Fita será às 20h no Centro de Cultura e Eventos. Para a edição deste ano, são esperados mais de 40 mil visitantes nas três cidades que recepcionam o festival.

Nos sete dias do evento, grupos de teatro do Brasil — inclusive catarinenses —, Bélgica, Espanha, França, Alemanha e Chile se apresenterão em espetáculos diários espalhados por Florianópolis, Joinville e Criciúma.

Todos as apresentações têm entrada gratuita, com exceção dos que acontecem no Centro de Cultura e Eventos, no Teatro de UFSC e no Teatro Álvaro de Carvalho, com ingressos a R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).

Como o festival começou

A idealizadora do Fita é a professora de artes cênicas Sassá Moretti, que criou o festival para que os alunos tivessem contato com as inúmeras possibilidades das técnicas de manipulação e o trabalho minucioso de reconhecidos grupos de teatro.

O festival ganhou corpo a partir da parceria com Zélia Sabino, do Departamento Artístico e Cultural da UFSC, que divide com Sassá a organização do evento. Da primeira edição, em 2007, até o último festival, mais de 45 mil pessoas já assistiram aos espetáculos do Fita.

Confira a programação completa no site oficial

DIARIO.COM.BR

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaColombo apoia reforma da previdência e vai articular com deputados de SC https://t.co/ATbeODUwiF #LeiaNoSantahá 50 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaCarolina Bahia: desarticulação política  https://t.co/AENxgFg3xs #LeiaNoSantahá 50 minutosRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca