Morador de Urupema se aquece do frio de -2ºC tomando café e chimarrão ao lado do fogão à lenha - Jornal de Santa Catarina: notícias de Blumenau, Vale do Itajaí e SC

Versão mobile

31/05/2011 | 11h23

Morador de Urupema se aquece do frio de -2ºC tomando café e chimarrão ao lado do fogão à lenha

Walter Macedo acorda cedo todos os dias para trabalhar no campo

Morador de Urupema se aquece do frio de -2ºC tomando café e chimarrão ao lado do fogão à lenha Vani Boza/Agencia RBS
Walter acorda às 4h e esquenta o corpo ao lado do fogão à lenha antes de trabalhar Foto: Vani Boza / Agencia RBS
O urupemense Walter Antonio Macedo acordou cedo; às 4h já estava em pé. Fogo aceso, chimarrão, café e pinhão em cima do fogão à lenha. Acordar cedo já faz parte da rotina diária de Walter, mesmo com temperaturas tão baixas quanto na manhã desta terça-feira.

A Serra Catarinense amanheceu gelada: em Urupema os termômetros registraram -2ºC, São Joaquim apresentou -1ºC e Lages teve 2ºC nesta terça-feira.

Apesar do frio, às 7h, Walter já está pronto para mais um dia gelado de trabalho no campo. Sua mulher e filhos ainda dormiam.

— Aqui a gente já se acostumou com o frio. O café e o chimarrão ajudam a esquentar o corpo — diz.

 
Temperaturas baixas marcaram a Serra nesta manhã

Dos chaminés uma fumaça quase branca vai saindo, mostrando que ali o fogo começa cedo. Do lado de fora, uma camada fina de geada cobre os gramados, telhados e carros, que amanheceram na rua. A chegada do sol vai aos poucos derretendo o gelo e elevando a temperatura.

O pequeno José Orliz Muniz Neto, de nove anos, treme de frio na frente da escola. Mesmo com várias blusas e um moletom, ele deixa transparecer que está com muito frio.

 
Mesmo agasalhado, José Muniz treme de frio

— Aqui é sempre frio assim de manhã, ainda mais com essa geada — conta.

Mais 20 dias para a chegada do inverno e as temperaturas seguem baixas. A massa de ar frio e seco continua atuando no Estado durante toda semana. O que muda para a Serra e o Planalto Norte é o aumento da nebulosidade.

Segundo a Central RBS de Meteorologia, nesta terça as temperaturas devem subir ao longo do dia, chegando a 24ºC na Grande Florianópolis e a 23ºC no Litoral Norte. No Meio Oeste a máxima deve ficar em torno dos 16ºC e dos 15ºC no Planalto Sul.

Confira a previsão para os próximos dias

Navegue pelo site das Estações Meteorológicas:
 

DIÁRIO CATARINENSE

 
 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    Santa"Essa reforma política é uma vergonha", diz ex-senador https://t.co/BFyzWcArmt #LeiaNoSantahá 1 horaRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaGoverno de SC pretende desistir de empréstimo de R$ 800 milhões no BB https://t.co/QNhWO9le9T #LeiaNoSantahá 2 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros