Versão mobile

Briga12/07/2012 | 21h02

Polícia Militar abre sindicância para apurar conduta de policiais em ocorrência de perturbação de sossego alheio no Centro de Blumenau

Procedimento pretende detalhar a ação dos policiais no local onde jovens estariam fazendo barulho e resultou na morte de um rapaz

Enviar para um amigo
Polícia Militar abre sindicância para apurar conduta de policiais em ocorrência de perturbação de sossego alheio no Centro de Blumenau Gilmar de Souza/Agencia RBS
Kleber Bleichuvehl, 21 anos, morreu próximo à casa de principal suspeito de ter atirado Foto: Gilmar de Souza / Agencia RBS

O 10º Batalhão da Polícia Militar (PM) de Blumenau começa a investigar nesta sexta-feira, por meio de uma sindicância interna, o comportamento dos policiais militares que atenderam os chamados de moradores do Centro para ocorrências de perturbação de sossego alheio na Rua 7 de Setembro, na madrugada desta quinta-feira.

O procedimento aberto pelo comandante da unidade, tenente-coronel Cláudio Roberto Koglin, pretende detalhar como agiram os policiais quando foram ao local diante da presença de um grupo de jovens que estaria fazendo barulho na rua. Incomodado com a situação, ocaseiro de uma das residências atirou contra as pessoas que estavam em frente à casa e matou uma delas.

Kleber Bleichuvehl, 21 anos, foi atingido no peito com um dos disparos feitos por Arcides Urbano da Silva, 69. Irritado com a presença dos jovens e o barulho que teriam feito no local, Silva reagiu e atirou várias vezes, por volta das 5h30min.

A decisão do comandante partiu da informação de que a PM foi chamada pelo menos duas vezes ao local para conter a suposta algazarra feita pelo grupo. Em uma delas, os rapazes teriam sido orientados a deixar o espaço em frente à residência do caseiro.

— Vou chamar os policiais e ouvir o que aconteceu. Estou muito preocupado com este fato e vamos descobrir o que ocorreu — garantiu Koglin.

Em entrevista ao Santa, o caseiro que disparou os tiros afirmou que, várias vezes, ligou para o filho, reclamando do barulho constante do grupo que se reunia em frente à residência. Como a Polícia Militar (PM) era acionada e, segundo ele, não resolvia o problema, o caseiro decidiu agir. 

— Eu só queria assustar. Agora vou pagar o que devo. Isso eu não nego, sei que errei — admitiu Silva.

O próprio caseiro contou à reportagem e à polícia que utilizou uma arma calibre 22 para disparar contra os jovens, da janela de casa. Ele alegou ainda que, em outras ocasiões, os jovens já haviam cortado a luz e o abastecimento da água. 

— Ele me ligava com frequência pedindo ajuda de madrugada. Dessa vez, ele estourou — contou o filho do idoso, Charles Urbano da Silva.

Casos de brigas entre vizinhos devem ser intermediados pela PM

A orientação da Polícia Militar é que, em casos de perturbação do sossego alheio, as pessoas envolvidas evitem confrontos diretos, que podem resultar em ameaças ou brigas.

Quem se sentir incomodado deve ligar para o telefone 190 e pedir a intervenção dos policiais militares. A corporação exige que duas pessoas se identifiquem no momento de registrar a ocorrência.

JORNAL DE SANTA CATARINA

Notícias Relacionadas

12/07/2012 | 14h33

Homem de 69 anos que disparou contra jovens na Rua 7, em Blumenau, afirma que queria dar apenas um susto em grupo

Ele foi encaminhado ao Presídio Regional de Blumenau na manhã desta quinta-feira

12/07/2012 | 10h44

Homem suspeito de matar jovem de 21 anos é encaminhado ao Presídio Regional de Blumenau

Homicídio ocorreu na Rua 7 de Setembro nesta quinta-feira

Homicídio 12/07/2012 | 08h21

Jovem de 21 anos morre ao ser baleado na Rua 7 de Setembro, em Blumenau

Este é o 16º homicídio deste ano

Comentar esta matéria Comentários (3)

Bruno

Lei antiga mas que funciona. http://www.igf.min-financas.pt/inflegal/bd_igf/bd_legis_geral/Leg_geral_docs/DL_406_74.htm

14/07/2012 | 22h54 Denunciar

Arno

Lá com cá sempre é a mesmice. Depois que o cidadão de bem se cansa de tanto chamar a polícia e nada resolver, toma medidas extremas como esta e depois a policia se mexe. Porque não o fizeram antes ? Aliás, esta na hora de implantar o toque de recolher para tirar os cachaceiros, drogados, bagunceiros das ruas depois das 23:00 horas. SDS - Arno Scharf

13/07/2012 | 08h13 Denunciar

Fernando

"A orientação da Polícia Militar é que, em casos de perturbação do sossego alheio, as pessoas envolvidas evitem confrontos diretos" A PM orienta para não reagir, a PM orienta, seja passivo, até quando? Infelizmente ações como esta só ocorrem por total omissão do estado. Agora precisa de duas pessoas para reclamar da perturbação, porque? Para não agirem? Omissão do estado. Estou repensando seriamente o que se fala do desarmamento, acho que devemos nos armar, pois os bandidos e baderneiros devem pelo menos terem dúvidas com quem estão lidando. Hoje eles tem a certeza que não serão incomodados. POPULAÇÃO REAÇÃO JÁ!

12/07/2012 | 22h00 Denunciar

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaCDL Blumenau promove Feirão Limpe Seu Nome http://t.co/hqfy0wlgN3há 21 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaNovo aplicativo para o transporte coletivo é lançado em Blumenau http://t.co/bQNEPM2cL9 http://t.co/5M6fRyNojlhá 52 minutosRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros