Blogueiros blumenauenses buscam inspiração em livros e poesia - Jornal de Santa Catarina: notícias de Blumenau, Vale do Itajaí e SC

Versão mobile

Internet15/11/2013 | 18h46

Blogueiros blumenauenses buscam inspiração em livros e poesia

Vilto Reis, Raquel Moritz e Cristina Teresa Santos fazem sucesso na web

Blogueiros blumenauenses buscam inspiração em livros e poesia Artur Moser/Agencia RBS
Dona do Panic Monday, Cristina Teresa Santos é apaixonada por poesia Foto: Artur Moser / Agencia RBS

Ter um site que seja referência em literatura no Brasil é o objetivo do universitário Vilto Reis. Idealizador e editor do Homo Literatus, o jovem conta com 45 colaboradores (a maioria de fora do Estado e até mesmo da Europa) e acessos acima do esperado. Em outubro, 79 mil visitas foram registradas – um número pequeno em relação ao Entenda os Homens, mas tão expressivo quanto para quem nem esperava fazer sucesso num segmento tão específico como a literatura. 

— Ter a sensação de que você está fazendo o que gosta nunca deve se perder. As pessoas da minha equipe são apaixonadas pelo que escrevem, mas têm uma orientação editorial mais específica — comenta.

Paixão em forma de site

O blog Pipoca Musical é a menina dos olhos da publicitária Raquel Moritz. Moradora de Blumenau e apaixonada por literatura, ela divide o tempo entre o trabalho e os posts, que está na rede há quase três anos com resenhas de livros, filmes e discos. No quarto da garota, pilhas de livros se espalham pelo chão, ao lado da escrivaninha que abriga o computador. É dali que ela posta ou programa o conteúdo do Pipoca Musical durante a semana. O blog tem uma média de 9 mil visitas mensais. 

— Eu leio o que tenho vontade e faço a resenha, mas em alguns meses tenho um foco específico. Quando é aniversário de um autor, por exemplo, eu penso em ler tudo que puder dele para poder fazer algo mais especial — explica Raquel.

Segunda-feira poética

Todos os dias, a qualquer hora, o bloquinho ou o celular que Cristina Teresa Santos carrega na bolsa são recheados com poemas baseados nos conflitos diários do ser humano. Fruto dessa inspiração é o Panic Monday, atualizado toda segunda-feira com um poema inédito sobre amor, amizade, tristeza, dor ou qualquer outro tema que faça parte do cotidiano. Apesar de ter uma audiência mais tímida, de 500 cliques mensais, sendo atualizado uma vez por semana, é acessado em lugares inusitados, como Índia e Tunísia

— Eu escolhi a segunda-feira justamente porque é como um novo Réveillon, a gente começa tudo de novo. O blog já tem mais de um ano e eu já tenho textos guardados para várias semanas — conta Cristina.

JORNAL DE SANTA CATARINA

Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros