Projeto catarinense de educação política ganha prêmio no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça - Jornal de Santa Catarina: notícias de Blumenau, Vale do Itajaí e SC

Vers?o mobile

 
 

Inovação24/01/2015 | 15h04

Projeto catarinense de educação política ganha prêmio no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça

Site do catarinense Diego Calegari foi reconhecido em concurso internacional e levou US$ 10 mil

Projeto catarinense de educação política ganha prêmio no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça Rodrigo Philipps/Agencia RBS
O joinvilense Diego Calegari, criador do Politize! Foto: Rodrigo Philipps / Agencia RBS

Como funciona o voto proporcional ou qual o caminho de um projeto até ele se tornar lei? A criação de um site para responder a essas e outras perguntas sobre política rendeu ao Politize!, do catarinense Diego Calegari, um prêmio no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. Além do projeto catarinense, outras quatro ideias de diversas partes do mundo receberam o prêmio. Cada empreendimento vencedor recebeu U$ 10 mil.

:: Blog da Estela Benetti: Projeto de SC é premiado em Davos

O embrião do Politize! nasceu no começo de 2014, quando Diego resolveu criar um local que pudesse descomplicar a política, principalmente para jovens que em junho do ano anterior foram às ruas pedir por menos corrupção na política e direitos sociais. Alguns meses elaborando a ideia e outros tocando o projeto inicial foram suficientes para o site, que ainda nem saiu do forno, ganhar o primeiro prêmio:

— É bom ter esse reconhecimento neste momento em que ainda estamos buscando recursos para o primeiro protótipo do site — diz Diego Calegari.

O Politize faz parte da comunidade "Global Shapers", iniciativa do Fórum Econômico Mundial que reúne jovens entre 20 e 30 anos que se destacam ao propor soluções inovadoras para problemas sociais. São quase 5 mil jovens empreendedores espalhados por 402 núcleos de trabalho em todo o mundo. Para participar da comunidade, é necessário passar por um processo de seleção que inclui análise de currículo e entrevistas.

O prêmio é oferecido pela Coca-Cola Company, por meio do Desafio para Construção de um Futuro Melhor. Os próprios membros da comunidade Global Shapers selecionam os vencedores.

Além do prêmio, o projeto de Diego conta com R$ 67 mil arrecadados através de financiamento coletivo. A previsão é que o Politize! esteja disponível na internet a partir de julho deste ano.

O QUE É O POLITIZE!

Um portal de educação política onde será possível encontrar material didático acessível para explicar como funciona a política brasileira. Como exemplo, os desenvolvedores já disponibilizaram um infográfico explicando como funciona o voto proporcional para eleição de deputados e vereadores. Todos os conteúdos serão gratuitos. O Politize também conta com apoio da Coca-Cola e da QiNetwork, representante da Google for Education no Brasil, e os conteúdos serão disponibilizados ainda para 600 mil alunos, 40 mil professores de 1.200 escolas públicas do país a partir de julho.

ENTREVISTA: Diego Calegari, 27 anos, idealizador do Politize!

O que representa esse prêmio para o Politize!?
Diego Calegari — Fomos informados no final de dezembro do prêmio, que foi divulgado agora durante o Fórum. É o primeiro prêmio que ganhamos, até porque o Politize! só começou em agosto do ano passado, mas o site ainda não está disponível. O nosso objetivo é colocar ele no ar em julho deste ano.

O Politize! foi tua primeira iniciativa empreendedora?
Calegari
— Tenho 27 anos e já tive duas empresas na área de marketing não-convencional. Mas saí desses projetos para procurar algo na área de empreendedorismo público. Outras ideias acabaram ficando pelo caminho, mas na prática esse é o meu primeiro projeto de empreendedorismo.

Como foi a elaboração do projeto?
Calegari
— Após as manifestações de junho de 2013, percebi que havia uma barreira muito grande entre a política e a sociedade. O Politize! é uma tentativa de colocar uma tecla SAP na política para simplificá-la. A plataforma que estamos desenvolvendo prevê o uso de infográficos, vídeos, games e textos para tornar esse assunto interessante para os jovens.

DIÁRIO CATARINENSE

 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaHomem é morto pela namorada após discussão, em Penha https://t.co/ngM59SUSfOhá 34 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaComo Gilmar Mendes lavou as mãos no caso João Rodrigues https://t.co/7jqBkYaIc2há 34 minutosRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca