Chanceleres definem postura frente a eleições antecipadas na Venezuela - Jornal de Santa Catarina: notícias de Blumenau, Vale do Itajaí e SC

Versão mobile

 

Lima13/02/2018 | 21h54

Chanceleres definem postura frente a eleições antecipadas na Venezuela

AFP
AFP

Os chanceleres dos 14 países do Grupo de Lima debatem nesta terça-feira na capital peruana uma declaração conjunta sobre as eleições antecipadas na Venezuela, questionadas por boa parte da comunidade internacional.

A reunião dos chanceleres concluirá com com uma declaração conjunta, que será anunciada pela ministra anfitriã, Cayetana Aljovín.

Em sua convocação da reunião de chanceleres, o Peru afirmou na semana passada que as eleições antecipadas na Venezuela, em 22 de abril, "não permitirão realizar um processo justo, livre, transparente e democrático".

Por isso, os chanceleres vão decidir as medidas que deem ser adotadas diante do desenvolvimento da situação na Venezuela, que vive uma acirrada batalha entre o governo chavista de Nicolás Maduro e a oposição desde que esta ganhou o controle do Congresso em 2015, mas foi impedida de exercer esse direito.

A oposição venezuelana, agrupada na Mesa da Unidade Democrática (MUD), ainda não decidiu se participará nas eleições.

Na véspera, a Comissão Intermericana de Direitos Humanos (CIDH), órgão autônomo da OEA, denunciou a alarmante deterioração da institucionalidade democrática e do respeito aos direitos humanos na Venezuela observada desde 2002.

"Mas, nos últimos dois anos e, especialmente em 2017, houve uma aprofundamento e uma intensificação alarmantes", conforme consta em um relatório que documentos abusos e desvios de poder por parte do governo Maduro.

O relatório é o terceiro em 15 anos a assinalar um agravado da crise institucional e dos direitos humanos na Venezuela, depois dos informes de 2003 e 2009, elaborados sob mandatos do então presidente Hugo Chávez, falecido em 2013.

"A Venezuela não pode continuar eludindo indefinidamente suas responsabilidades internacionais em termos de direitos humanos", afirmou o presidente da CIDH, Francisco Eguiguren, ao apresentar o documento.

* AFP

 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaÀs 18h, os brinquedos da Planetapeia vão percorrer os setor do Parque Vila Germânica. Às 19h será a vez de atrações… https://t.co/hdgiMphZqbhá 5 diasRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaO desfile na Rua XV de Novembro, no Centro de Blumenau, está cancelado, mas algumas das atrações vão circular pelos… https://t.co/tTOVJw7lewhá 5 diasRetweet

Mais sobre

Jornal de Santa Catarina
Busca