Feira traz oportunidades de capacitação profissional no Parque Vila Germânica - Jornal de Santa Catarina: notícias de Blumenau, Vale do Itajaí e SC

Versão mobile

 

Economia10/08/2018 | 07h00Atualizada em 10/08/2018 | 07h00

Feira traz oportunidades de capacitação profissional no Parque Vila Germânica

1a edição da Feduca se uniu com evento de tecnologia no Setor 1 da Vila Germânica e ocorre até sábado

Feira traz oportunidades de capacitação profissional no Parque Vila Germânica Lucas Paraizo/Jornal de Santa Catarina
Foto: Lucas Paraizo / Jornal de Santa Catarina

De um lado, empresas de ramos como a tecnologia procuram profissionais qualificados para preencher as vagas em aberto. Do outro, instituições de ensino tentam captar alunos para cursos profissionalizantes, que visam exatamente essas oportunidades no mercado. Com a ideia de unir os dois públicos, que as entidades de Blumenau resolveram promover a 1a edição da Feira de Qualificação, Oportunidades Profissionais e Consultoria Empresarial (Feduca). 

O evento começou ontem no Setor 1 do Parque Vila Germânica e trouxe cerca de 30 expositores entre universidades, instituições de ensino profissionalizante e escolas de idiomas.

A feira vai até sábado e é organizado pelo Núcleo de Educação e Desenvolvimento Profissional da Associação Empresarial de Blumenau (Acib). O coordenador do grupo, Adriano Albano, explica que o objetivo é promover a qualificação entre os profissionais:

– O Feduca surgiu com a provocação do setor de tecnologia em Blumenau, mas queremos unir oportunidades para todas as áreas e promover a educação e a capacitação, seja para a pessoa que está entrando no mercado ou líderes – explica o coordenador.

De acordo com a organização, o mercado da educação e capacitação profissional em Blumenau gera cerca de 4 mil empregos em um cenário com aproximadamente 20 instituições de ensino superior na cidade, entre polos presenciais e à distância. Além de pessoas com ensino superior em busca de uma pós-graduação, a feira destaca também a busca por um diferencial logo no começo da carreira, para os jovens que estão procurando o primeiro emprego.

– É fundamental a capacitação desde cedo para quem quer entrar no mercado de trabalho. Em um processo seletivo para alguém que está começando, ter um cursinho ou algum tipo de curso técnico faz toda a diferença – destaca Nathália Corrêa, responsável regional no Vale do Itajaí do IEL, instituto ligado à Fiesc que organiza vagas de estágio voltadas à indústria.

Segundo Nathália, somente através do IEL, são atualmente 500 vagas de estágio abertas na indústria em Santa Catarina para jovens a partir dos 16 anos.

Evento se uniu com a Infofair
Pela relação com a tecnologia que a Feduca tem, a organização uniu o evento com a Feira Brasileira de Equipamentos, Serviços, Softwares, Tecnologias da Informação e Segurança Eletrônica (Infofair), que já ocorreu em anos anteriores e agora está em um formato menor, no mesmo pavilhão que a feira de capacitação.

O diretor do Blusoft, Sérgio Tomio, destaca que projetos como o Entra21 são importantes para iniciar a capacitação, mas que é fundamental promover ações de especialização:

– Tem muita vaga no setor, mas precisa de gente qualificada. Só em Blumenau são mais de mil empresas de tecnologia. Tem tudo a ver juntar a feira de tecnologia com a de educação.

Serviço
1ª Feduca e 3ª Infofair
Sexta, das 15h às 21h30min, e sábado, das 10h às 20h
Setor 1 do Parque Vila Germânica
Entrada gratuita

 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaÀs 18h, os brinquedos da Planetapeia vão percorrer os setor do Parque Vila Germânica. Às 19h será a vez de atrações… https://t.co/hdgiMphZqbhá 3 diasRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaO desfile na Rua XV de Novembro, no Centro de Blumenau, está cancelado, mas algumas das atrações vão circular pelos… https://t.co/tTOVJw7lewhá 3 diasRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca