OBITUÁRIO: Frei Adão Urbano Koakoski, - Jornal de Santa Catarina: notícias de Blumenau, Vale do Itajaí e SC

Vers?o mobile

 

Obituário

Frei Adão Urbano Koakoski,
Frei Adão Urbano Koakoski,

Frei Adão Urbano Koakoski, franciscano capuchinho da Província do Rio Grande do Sul, morreu na quinta-feira, aos 85 anos, no Hospital da Unimed, em Caxias do Sul, por complicações ocorridas após uma cirurgia. Ele tinha 66 anos de vida religiosa e 60 anos de sacerdócio.

Nascido em 1924, em Vista Alegre do Prata, na Serra, vestiu o hábito capuchinho em 1943, em Flores da Cunha, onde fez o noviciado e, em 1944, fez a profissão na ordem. Foi ordenado presbítero em 1950, na Igreja Santo Antônio do Partenon, em Porto Alegre, por Dom Vicente Sherer.

Também conhecido pelo nome religioso de Frei Estanislau, era bacharel e licenciado em Letras Clássicas pela PUCRS, com formação em Orientação Educacional e Secretariado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí.

Foi secretário da província dos capuchinhos do Rio Grande do Sul nos anos de 1976 e 1977. Deixou as atividades burocráticas e de magistério para dedicar-se à Pastoral da Saúde e do Aconselhamento. Durante 20 anos, foi capelão de hospitais da Capital.

Em 1996 Frei Adão recebeu o título de Cidadão Honorário de Soledade, pelos serviços prestados ao município na área da educação. Participou de entidades e movimentos culturais da comunidade polonesa no Estado.

Data de publicação: 09/10/2010Comunicar um amigo | Enviar condolências

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaHomem é preso por abusar sexualmente de três crianças em Blumenau  https://t.co/AliWrGVy1uhá 1 horaRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaGuedes diz que se aposenta e deixa o país caso reforma não seja aprovada https://t.co/SQT53FRnPehá 3 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca