OBITUÁRIO: Geraldo Lesbat Cavagnari - Jornal de Santa Catarina: notícias de Blumenau, Vale do Itajaí e SC

Vers?o mobile

 

Obituário

Geraldo Lesbat Cavagnari
Geraldo Lesbat Cavagnari

Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e analista em inteligência estratégica pela Escola Nacional de Inteligência, o coronel da reserva Geraldo Lesbat Cavagnari morreu na quinta-feira passada, aos 78 anos, em Campinas (SP), onde residia. Natural de Paranaguá (PR), era casado com Marilia Lobo Cavagnari, com quem teve os filhos Cecilia, Geraldo e Mario.

Em sua carreira acadêmica, Cavagnari foi professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - onde fundou e coordenou o Núcleo de Estudos Estratégicos, até se aposentar, no ano passado. Responsável por introduzir os estudos estratégico-militares no Ensino Superior brasileiro, participou dos debates para estruturar os planos de defesa estratégica e militar do governo Lula.

Segundo sua mulher, Cavagnari mostrou-se contrário ao autoritarismo do governo instaurado com o golpe de 1964, manifestando-se a favor da democracia. Foi preso como dissidente, o que, de acordo com Marilia, lhe custou a nomeação para o posto de general. Cavagnari era conhecido por defender posições democráticas e de menos privilégios para as Forças Armadas.

Em razão da atividade militar, morou em diversos lugares, como Fortaleza, Resende (RJ), Rio de Janeiro, Cidade do México, entre outras cidades. Cavagnari tinha três netos - Antonio, Paula e Isabella.

Data de publicação: 17/09/2012Comunicar um amigo | Enviar condolências

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaGente que precisa de você https://t.co/TBiNSCJJ0ghá 1 horaRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaPaulo Guedes deve bem mais do que ameaças   https://t.co/wTOFfkhabfhá 1 horaRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca