Grupo BMW anuncia início da produção do crossover X4 em Araquari - Política e Economia - Santa

Investimento29/08/2016 | 17h21

Grupo BMW anuncia início da produção do crossover X4 em Araquari

Presidente do grupo alemão no Brasil, Helder Boavida, informou que a fabricação do modelo começa nesta quarta-feira

Grupo BMW anuncia início da produção do crossover X4 em Araquari  Divulgação/Divulgação
Novo modelo custará a partir de R$ 299.950 Foto: Divulgação / Divulgação

O presidente do Grupo BMW do Brasil, Helder Boavida, anunciou nesta segunda-feira, em São Paulo (SP), que a fábrica da montadora alemã em Araquari, no Norte de Santa Catarina, começa a produzir o modelo X4, do segmento médio premium, a partir do dia 31 de agosto, ou seja, quarta-feira. Vai atender ao mercado nacional e o investimento faz parte do plano de negócios definido pela empresa até 2017.

O preço do carro partirá de R$ 299.950. A fabricação do X4 não aumentará o número de empregos na unidade, que hoje conta com 700 trabalhadores fixos, e mais 300 temporários – estes voltados exclusivamente para a produção do utilitário X1, atendendo à necessidade específica de cliente dos Estados Unidos.

Instalada no Norte do Estado desde outubro de 2014, a BMW produz, na unidade, outros cinco modelos de veículos: os séries 1 e 3, X1 e X3 e o Mini Countryman.
O X4 vende, em média, 30 unidades por mês no mercado brasileiro. A expectativa é subir para 45 por mês, até o final do ano, já que o produto será fabricado nacionalmente. Não há planos de exportação definidos para este carro.

O empreendimento reforça o compromisso da companhia em continuar investindo no País, acreditando no potencial de crescimento do segmento premium do mercado nacional, a médio prazo. O carro tem motor de quatro cilindros, 2.0. litros e 245 cv de potência. Também é produzido nos Estados Unidos (de onde era importado para o Brasil), Egito, Rússia, Tailândia e Malásia.

Leia também 
Crossover X4 é o novo carro que a BMW irá produzir em Araquari


Modelo X4 era importado dos Estados Unidos

Números da BMW
Entre janeiro e julho deste ano, a BMW emplacou 6.417 veículos no Brasil. O número é 24% inferior ao produzido no mesmo período do ano passado. O recuo está em linha com o comportamento do mercado nacional do segmento premium. O conjunto do mercado automobilístico nacional recua 21%, com estimativa de fabricação abaixo de 2 milhões de unidades para este ano.

– No segmento premium, apesar da queda, neste ano passamos à frente da Mercedes-Benz, e só estamos atrás da Audi – diz Helder Boavida.

Cinco dias parados
Ao longo dos últimos quatro meses, a BMW teve de paralisar, por cinco dias, a produção do X1 na fábrica de Araquari. O motivo: a demora do Inmetro em conceder licenças e problemas com a Receita Federal no desembaraço de peças importadas. Os analistas tributários da Receita fazem greve há algum tempo e criam problemas para os negócios de diferentes seetores. Essas dificuldades impactaram no prazo de entrega do veículo aos clientes brasileiros. As informações são da executiva Gleide Souza, da área de assuntos governamentais.

– O pós-venda nos preocupa. Embora a Receita e o Inmetro estejam atuando com força-tarefa, o problema não está resolvido.

 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaEleições 2016: saiba como acompanhar a cobertura eleitoral nos veículos da RBS SC neste domingo https://t.co/gJjwuPIvUN #LeiaNoSantahá 12 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaPartidos miram prefeituras de olho nas eleições de 2018 https://t.co/e8J6bVJohd #LeiaNoSantahá 12 minutosRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros