Qual a função dos vereadores? - Política e Economia - Santa

Vote Consciente30/08/2016 | 16h13Atualizada em 30/08/2016 | 16h18

Qual a função dos vereadores?

Em Santa Catarina, mais de 2,8 mil vereadores deverão ser eleitos ou reeleitos no dia 2 de outubro. O cargo de vereador não tem limite de mandatos em sequência, ou seja, o político pode se reeleger por quantas vezes quiser. 

Veja também:
Qual a função do prefeito de uma cidade?
Jovens de Blumenau criam projetos para melhorar a vida da cidade

Por isso,a renovação das Câmaras depende muito dos eleitores, que devem buscar o máximo de informações antes de decidir o seu voto.

– O vereador é a base da cadeia alimentar na política porque é ele que deve ter contato diário e direto com a população, deve estar na comunidade, no bairro, ouvindo o povo que o escolheu como representante. Cabe ao vereador principal-mente fiscalizar, auxiliar e cobrar as ações do governo – explica o advogado da Comissão de Direito Eleitoral da OAB, Augusto José Vanderlinde.

É importante ressaltar que o vereador não pode prometer diretamente a realização de obras ou a solução de problemas da saúde, transporte,cultura, educação, pois ele não tem poder para executar projetos, apenas para propor e aprovar propostas. A execução caberá então ao município.

Funções do vereador eleito:

– Fiscalizar e cobrar ações do governo.
– Verificar se os recursos do município estão sendo devidamente aplicados pela prefeitura para a promoção do bem-estar da população.
– Elaborar projetos de leis municipais para serem aprovadas na Assembleia Legislativa.
– Solicitar ao prefeito informações sobre a administração da cidade, sempre que julgar necessário.
– Dialogar com a comunidade e representar os anseios do povo na Câmara.

SOBRE A CAMPANHA

A campanha multimídia Vote Consciente é uma iniciativa liderada pelo Diário Catarinense e pela OAB Santa Catarina, com a adesão dos demais veículos da RBS no Estado, e que tem o objetivo de alertar o eleitor catarinense sobre o papel decisivo de cada um na decisão que sai das urnas.

Com a proximidade de mais uma eleição municipal, em 2 de outubro deste ano, a campanha bate forte na tecla da responsabilização do eleitor, convocando todos os cidadãos a refletirem sobre a maneira como encaram a política em suas cidades, no Estado e no país.

Participe usando #voteconsciente
Saiba mais em diariocatarinense.com.br/voteconsciente

 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaEm nota, fabricante lamenta morte de menino que bebeu suco envenenado em Itajaí https://t.co/WkPwroVD8h #LeiaNoSantahá 7 horas Retweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaSábado é de nebulosidade e temperaturas amenas em grande parte de Santa Catarina https://t.co/Co28gumDvJ #LeiaNoSantahá 7 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros