Campanha Vote Consciente encerra percurso por SC com ação no Oeste - Política e Economia - Santa

Vote Consciente14/09/2016 | 20h15Atualizada em 14/09/2016 | 20h21

Campanha Vote Consciente encerra percurso por SC com ação no Oeste

Passagem por Chapecó e Joaçaba conclui o giro da bandeira pelo Estado

Campanha Vote Consciente encerra percurso por SC com ação no Oeste Regis Heberle/
Foto: Regis Heberle

Há mais de um mês circulando pelas diferentes regiões de Santa Catarina, a campanha Vote Consciente encerrou seu primeiro ciclo de ações itinerantes com a passagem pelo Oeste do Estado, nos dias 12 e 13 de setembro. Com atividades realizadas em Chapecó e Joaçaba, a iniciativa da OAB/SC em parceria com o Diário Catarinense faz agora um balanço dos quase dois meses de campanha – e o saldo é positivo. 

Veja também:
Encontro em Joaçaba debate cenário político brasileiro
Campanha Vote Consciente viaja até o Oeste de SC
Qual a função do prefeito de uma cidade?
Jovens de Blumenau criam projetos para melhorar a vida da cidade

De acordo com os idealizadores, a mobilização nas cidades onde a campanha esteve foi expressiva: lançado no final de julho, em Florianópolis, o Vote Consciente foi acumulando parceiros e convites por onde esteve, desde municípios interessados em realizar ativações junto ao eleitorado local até dezenas de escolas que também demonstraram apoio à causa, solicitando materiais para trabalhar em sala de aula e repassar aos alunos.

– Tiramos um retrato do que tem acontecido na política do Estado e deixamos uma marca muito forte até aqui. A campanha nasceu com o objetivo ousado de mudar a forma como o eleitor encara a prática politica, e acho que causamos um enorme impacto neste sentido – avalia o presidente da OAB Santa Catarina, Paulo Marcondes Brincas.

Em Joaçaba, na última terça-feira, o público participou intensamente no debate sobre o atual cenário político brasileiro, que contou com a participação de advogados e representantes de entidades de classe, além de alunos de Ensino Médio de escolas da região. O advogado e jornalista Moacir Pereira também estava entre os debatedores, e destacou a importância da educação para mudar a cultura política:

– De tudo que li e aprendi, o que eu posso afirmar é: sem educação não tem solução –, enfatizou diante da plateia, que incluía um grupo de vereadores mirins da cidade de Treze Tílias.

Atuação junto a comunidades

Outro segmento de grande relevância, junto ao qual a campanha também promoveu ações, é o das lideranças comunitárias. No início de setembro, mais de 200 líderes e presidentes de associações de bairro da Grande Florianópolis foram reunidos em um evento dedicado ao voto consciente. Para Paulo Brincas, um dos temas mais importantes da campanha é a negociação de votos em troca de vantagens pessoais.

– Vários desses líderes afirmaram que nas comunidades onde eles vivem existe, sim, a compra de votos. Mais do que isso: existe a venda de votos. O eleitor procura o político pra saber o que vai ganhar. Isso tem que acabar – reforçou Brincas. 

Além das ações mencionadas, a campanha Vote Consciente também esteve em Criciúma, Blumenau e Joinville, promovendo a bandeira do voto responsável junto a diferentes grupos e públicos. 

Mas o fim da caravana pelo Estado não coincide com o fim da campanha: até o dia da eleição, os vídeos, reportagens, artigos e outros conteúdos do Vote Consciente seguem em cartaz nos veículos da RBS e especialmente no site do DC. Além disso, o objetivo da iniciativa é repercutir mesmo após as eleições, já que fiscalizar os mandatos faz parte do exercício da cidadania.

SOBRE A CAMPANHA

A campanha multimídia Vote Consciente é uma iniciativa liderada pelo Diário Catarinense e pela OAB Santa Catarina, com a adesão dos demais veículos da RBS no Estado, e que tem o objetivo de alertar o eleitor catarinense sobre o papel decisivo de cada um na decisão que sai das urnas.

Com a proximidade de mais uma eleição municipal, em 2 de outubro deste ano, a campanha bate forte na tecla da responsabilização do eleitor, convocando todos os cidadãos a refletirem sobre a maneira como encaram a política em suas cidades, no Estado e no país.

Participe usando #voteconsciente
Saiba mais em diariocatarinense.com.br/voteconsciente

 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaAo vivo, Faustão critica governo Temer e reforma do Ensino Médio https://t.co/dOhfZDclJX #LeiaNoSantahá 44 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaPedro Machado: agosto termina com mais contratações do que demissões em Blumenau https://t.co/IEgd87hv2s #LeiaNoSantahá 1 horaRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros