Como utilizar o potencial ecológico para Joinville virar uma cidade sustentável - Política e Economia - Santa

Eleições 201602/09/2016 | 07h31

Como utilizar o potencial ecológico para Joinville virar uma cidade sustentável

Utilização de pesquisas e tecnologia podem transformar o município em referência para o país

Como utilizar o potencial ecológico para Joinville virar uma cidade sustentável Maykon Lammerhirt/Agencia RBS
Com seus limites indo da serra ao mar, Joinville tem uma das biodiversidades mais ricas da região Foto: Maykon Lammerhirt / Agencia RBS
Cláudia Morriesen

claudia.morriesen@an.com.br

Joinville poderia ser considerada um oásis no Brasil. Mesmo que o País seja rico em belezas naturais, a cidade aparece em posição privilegiada em posse de biodiversidade e recursos hídricos. Por isso, a primeira palavra de ordem para esta área parece ser preservação, mas não é.

Neste ponto, o município conseguiu chegar ao momento atual sem que grandes danos tivessem sido feitos à maior parte de seu território, e precisa apenas manter esta cultura por meio de leis, fiscalização e conscientização da população.

Os desafios para o meio ambiente em Joinville referem-se à utilização deste potencial ainda pouco explorado para garantir o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida de seus moradores. Quem compara a cidade catarinense às pequenas porções de vegetação em meio ao deserto é o ambientalista Nelson Wendel.

Depois de viajar pelo Brasil cumprindo compromissos nos seis anos em que trabalhou no Ministério do Meio Ambiente, ele confirma esta situação com base na experiência e nos fatos.

– Quase 50% do nosso território é ainda coberto por Mata Atlântica e mangue. E essa diversidade, a considero uma das maiores do planeta, pois começamos no mar e vamos até a serra – diz Wendel.

Entre trabalhos burocráticos como emissão de alvarás, fiscalização de obras, administração de cemitérios e zeladoria sobre áreas públicas como calçadas e praças, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), órgão que substituiu a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) em 2014,  é a responsável pela gestão das áreas de proteção ambiental e unidades de conservação, a fiscalização e a educação ambiental da cidade.

O orçamento do órgão é composto por verbas do Fundo Municipal de Meio Ambiente (FMMA), receitas de convênio com a Companhia Águas de Joinville e o Aterro Industrial, verba dos cemitérios, de reposição florestal e de multas, além do convênio com o Departamento Nacional de Mineração (DNPM) e o pagamento dos serviços prestados diariamente aos contribuintes.

Dinheiro, portanto, não é problema para a administração, que atualmente trabalha para otimizar os serviços burocráticos e parametrizar as questões ambientais.

– Joinville tem um potencial imenso de desenvolvimento. Sabendo sempre da importância de se alinhar o desenvolvimento econômico com o ambiental, a cidade  será um modelo para outras por ter toda essa beleza natural que tem e conseguir conservá-la para que possa ter um desenvolvimento sustentável – afirma a diretora-executiva da Sema, Luana Siewert Pretto.  

Clique aqui e confira a reportagem sobre os desafios da infraestrutura


Joinville Desafios do Futuro

Acompanhe as reportagens

Dia 30 de junho — Cultura
Dia 7 de julho — Turismo e lazer
Dia 14 de julho — Segurança
Dia 21 de julho — Educação
Dia 28 de julho — Saúde
Dia 4 de agosto — Assistência social
Dia 11 de agosto — Esporte
Dia 18 de agosto — Habitação

Dia 25 de agosto — Infraestrutura urbana
Dia 1º de setembro — Meio ambiente

A NOTÍCIA

Notícias Relacionadas

Eleições 2016 04/08/2016 | 11h31

Saiba onde fica a Joinville que nem todos conhecem

Programas sociais destinados à população mais carente da periferia amenizam a situação de muitas famílias, mas não resolvem todos os problemas

Eleições 2016 28/07/2016 | 07h36

Saiba qual é o peso da saúde nas contas de Joinville

Melhorar o atendimento é promessa comum de candidatos, mas a solução não é tão simples assim

Eleições 2016 21/07/2016 | 11h39

Educação infantil é um dos principais desafios para gestão de Joinville

Na cidade, a falta de vagas em Ceis e a inclusão de destacam

Eleições 2016 14/07/2016 | 07h02

Ações preventivas e de educação são desafios para a segurança em Joinville

A segurança pública é dever do Estado e da União, mas cresce cobrança por maior contribuição do município

Eleições 2016 07/07/2016 | 07h01

Saiba como Joinville pode ser uma cidade com mais apelo turístico

Criação de espaços estruturados e aposta em uma marca que venda a cidade no plano turístico estão entre os desafios apontados por especialistas

Eleições 2016 30/06/2016 | 07h32

Espaços e projetos da área cultural contam com menos recursos do que o necessário em Joinville

Presidente da Fundação Cultural diz que o repasse feito pela Prefeitura tem sido inferior ao previsto no orçamento anual

 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaEleições 2016: polarização e promessas de parcerias para investimentos marcam debate entre candidatos a prefeito de Joaçaba …há 40 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaMulher morre atropelada na SC-401 https://t.co/jfqQvj399v #LeiaNoSantahá 3 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros