Cunha é o sétimo deputado cassado desde a criação do Conselho de Ética; relembre - Política e Economia - Santa

Plenário13/09/2016 | 02h44Atualizada em 13/09/2016 | 08h27

Cunha é o sétimo deputado cassado desde a criação do Conselho de Ética; relembre

Colegiado foi criado em 2001. Lista de cassados inclui Dirceu e Jefferson

Cunha é o sétimo deputado cassado desde a criação do Conselho de Ética; relembre /
Zero Hora
Zero Hora

O ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) tornou-se o sétimo deputado a ter o mandato cassado  desde a criação do Conselho de Ética, em 2001. Eleito presidente da Câmara, no início de fevereiro do ano passado, com 267 votos, Cunha recebeu na votação que cassou o seu mandato menos de 4% dos votos daqueles que o elegeram ao posto máximo da Casa há um ano e sete meses. O percentual não leva em conta aqueles que se abstiveram, nove ao todo, e os 42 deputados que faltaram à sessão.

Leia mais:
Câmara cassa mandato de Eduardo Cunha
Maioria da bancada gaúcha vota a favor da cassação
Veja como votou cada deputado na cassação de Eduardo Cunha

Confira quem são os outros seis deputados cassados na Câmara dos Deputados:

André Luiz (sem partido-RJ)

Foto: Ver Descrição / Ver Descrição

André Luiz (sem partido - RJ) foi cassado em 2005 após a Câmara entender que o deputado havia quebrado o decoro parlamentar após denúncias de negociar propina para esvaziar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia do Rio de janeiro que investigava o bicheiro Carlos Augusto Ramos, conhecido como Carlinhos Cachoeira.

José Dirceu (PT-SP)

Foto: Diego Vara / josé dirceu,líder,pt,partido dos trabalhadores,encontro

O ministro-chefe da Casa Civil durante o mandato do ex-presidente Lula, José Dirceu, foi cassado por seus colegas deputados em 2005 após ter seu nome amplamente envolvido no escândalo do  mensalão, que denunciou a compra de apoio parlamentar durante o primeiro governo Lula.

Roberto Jefferson (PTB-RJ)

Foto: Carlinhos Rodrigues / Agencia RBS

No mesmo ano da cassação de Dirceu, o então deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), delator do escândalo do mensalão, foi cassado por 313 votos a favor e 156 contra.

 Pedro Corrêa (PP-PE)

Foto: Ver Descrição / Ver Descrição

Em 2006, o deputado  Pedro Corrêa (PP-PE) foi cassado após ser apontado como um dos principais articuladores do PP no escândalo do mensalão.

Natan Donadon (sem partido-RO)

Foto: Agência Brasil / Agência Brasil

Em fevereiro de 2014, o deputado Natan Donadon (sem partido-RO) foi cassado por 467 votos e uma abstenção. Ele foi condenado a mais de 13 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal por por peculato e formação de quadrilha. Ele é acusado de liderar um esquema de corrupção na Assembleia Legislativa de Rondônia.

André Vargas (sem partido-PR)

Foto: Luis Macedo / Câmara

Antes de Cunha, o último deputado a ser cassado pela Casa havia sido André Vargas (sem partido-PR), que era vice-presidente da Câmara na ocasião pela sigla do PT. Ele perdeu o mandato em dezembro de 2014 após denúncias de tráfico de influência e ligação com o doleiro Alberto Youssef, um dos principais alvos e delatores da Operação Lava-Jato. Atualmente, ele está preso.

* Zero Hora com informações da Agência Brasil

 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaClaudio Loetz: Acij quer menos alíquota do ISS e parque no 62º BI em Joinville https://t.co/UXdLlUsehG #LeiaNoSantahá 18 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaDaniela Matthes: "Desculpe o transtorno, mas preciso, de novo, falar sobre a cultura do estupro" https://t.co/ylrmbGuhWm #LeiaNoSantahá 21 minutosRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros