Da candidatura à posse: projeto promove eleições estudantis em escolas de São José - Política e Economia - Santa

Vote Consciente26/09/2016 | 11h20Atualizada em 26/09/2016 | 11h45

Da candidatura à posse: projeto promove eleições estudantis em escolas de São José

Alunos aprendem na prática sobre o funcionamento do processo eleitoral

Da candidatura à posse: projeto promove eleições estudantis em escolas de São José Diorgenes Pandini/
Foto: Diorgenes Pandini

Aprender lições na prática costuma ser muito mais estimulante do que ficar apenas na teoria, além de tornar os temas mais dinâmicos e interessantes, especialmente quando se trata de adolescentes. Foi pensado nisso que o DC na Sala de Aula desenvolveu o projeto piloto do programa Jornal e Educação que irá promover a eleição de lideranças estudantis em três escolas de São José, na Grande Florianópolis.

Veja também:
Encontro em Joaçaba debate cenário político brasileiro
Campanha Vote Consciente viaja até o Oeste de SC
Qual a função do prefeito de uma cidade?
Jovens de Blumenau criam projetos para melhorar a vida da cidade

A ideia é simular um processo eleitoral análogo ao das eleições municipais do dia 2 de outubro, com candidaturas a prefeito, vice e vereador entre os alunos do Ensino Médio, além da definição de propostas, período de campanha, debates e dia da eleição. A votação será realizada por meio de tablets doados pelo DC na Sala de Aula e pelo jornal A Notícia à Secretaria de Educação, que irão funcionar como urnas.

– O projeto propicia aos alunos a oportunidade de discutir o tema do voto consciente, no momento que antecede as eleições municipais, e de vivenciar na prática o processo eleitoral, incluindo os compromissos que assumem no ambiente escolar – ressalta a coordenadora pedagógica Elzimar Breves, do Colégio Francisco Tolentino.

Participam também desta fase piloto do projeto as escolas Laércio Caldeira de Andrada e Juscelino Kubitschek, totalizando cerca de 600 alunos envolvidos nas três instituições. A atividade já está em andamento, com a rodada de palestras ministradas por membros da Comissão OAB vai à Escola sobre a importância do voto consciente como instrumento de mudança. A ação também faz parte da campanha Vote Consciente, parceria da OAB/SC com o Diário Catarinense.

–  Queremos conscientizar os alunos sobre a importância do voto. O voto tem consequências. O político corrupto não chega ao poder sozinho, mas por meio do voto. Na faixa etária do Ensino Médio, essas informações já repercutem nos alunos, ou seja, eles já absorvem as informações e podem inclusive levar para a família a ideia de que é importante conhecer o passado do candidato e fiscalizar o trabalho depois de eleito –  destaca a Presidente da Comissão OAB vai à Escola, Herta de Souza.

Após as palestras, o projeto irá até as escolas para a definição das candidaturas: cada turma do Ensino Médio escolherá um representante para concorrer ao cargo de prefeito, um para o de vice-prefeito e três candidatos para o posto de vereador. A partir daí, serão estabelecidas as propostas de cada chapa e produzidos os materiais de campanha, como fotos e pequenos vídeos.

–  A gente espera que os alunos tragam propostas que consigam colocar em prática sem depender da direção: um dia de doação de agasalhos, uma troca do Ensino Médio com o Fundamental ou uma vivência na escola são alguns exemplos de coisas que eles podem efetivamente fazer – esclarece a idealizadora do projeto e pedagoga do DC na Sala de Aula, Alicia Aliano.

Depois de divulgadas as propostas, serão promovidos debates entre os candidatos de cada escola, com perguntas e respostas entre os concorrentes. Na etapa seguinte, então, cada escola irá eleger seus representantes e, com eles, suas propostas. O projeto deve seguir até o final de outubro, com a divulgação do resultado e a cerimônia de posse dos eleitos.

SOBRE A CAMPANHA

A campanha multimídia Vote Consciente é uma iniciativa liderada pelo Diário Catarinense e pela OAB Santa Catarina, com a adesão dos demais veículos da RBS no Estado, e que tem o objetivo de alertar o eleitor catarinense sobre o papel decisivo de cada um na decisão que sai das urnas.

Com a proximidade de mais uma eleição municipal, em 2 de outubro deste ano, a campanha bate forte na tecla da responsabilização do eleitor, convocando todos os cidadãos a refletirem sobre a maneira como encaram a política em suas cidades, no Estado e no país.

Participe usando #voteconsciente
Saiba mais em diariocatarinense.com.br/voteconsciente

 
 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaPedro Machado: a Chapecoense é uma unanimidade https://t.co/w9WYf5SyKn #LeiaNoSantahá 2 diasRetweet
  • santacombr

    santacombr

    Santa"Pode-se tentar calar o juiz, mas nunca se conseguirá calar a Justiça", reage Cármen Lúcia https://t.co/JZDSmNAMoY #LeiaNoSantahá 2 diasRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros