Debate entre candidatos à prefeitura de Lages é marcado pela cordialidade - Política e Economia - Santa

Eleições 201630/09/2016 | 00h27Atualizada em 30/09/2016 | 01h27

Debate entre candidatos à prefeitura de Lages é marcado pela cordialidade

Antonio Ceron (PSD), Marcius Machado (PR) e Roberto Amaral (PSDB) participaram do encontro

Debate entre candidatos à prefeitura de Lages é marcado pela cordialidade Leonardo Gorges/Agência RBS
Foto: Leonardo Gorges / Agência RBS
leonardo gorges

Os três candidatos à prefeitura de Lages participaram na noite desta quinta-feira do último debate antes das eleições de domingo. Marcado pela cordialidade entre os postulantes ao cargo, o encontro foi realizado nos estúdios da RBSTV Centro Oeste, em Joaçaba, com a mediação do jornalista Renato Igor.

Eleições 2016: saiba quem são os candidatos à prefeitura de Lages

Apesar de pequenas rusgas entre os candidatos Roberto Amaral (PSDB) e Antonio Ceron (PSD), o debate não teve ataques pessoais. A apresentação de propostas deu o tom do encontro, com os candidatos discutindo temas de relevância para a cidade e toda a Região Serrana.

No primeiro bloco, os candidatos falaram sobre três temas determinados em sorteio. Antonio Ceron (PSD) iniciou respondendo sobre o Centro de Inovação, recentemente inaugurado na cidade. Ele garantiu apoio integral à iniciativa, afirmando que a tecnologia é o caminho para o futuro. Ceron foi seguido pelo candidato Marcius Machado (PR), que lembrou a importância do setor madeireiro e agropastoril na economia da cidade hoje para reforçar a necessidade da mudança dessa matriz.

– Necessitamos que o centro dê certo para alinhar o desenvolvimento ao crescimento econômico – afirmou Marcius.

O segundo tema debatido foi a mobilidade urbana. O candidato Roberto Amaral (PSDB) afirmou que, caso eleito, irá lançar nos primeiros dias de governo um pacto pela mobilidade, que incluirá tanto o transporte público quando melhorias para pessoas com deficiência.

– Iremos pegar o terreno da Embrapa para agregar repartições municipais, estaduais e federais. Além de uma economia de R 300 mil, vai ajudar na questão da mobilidade – afirmou.

Nesse momento, houve até mesmo uma tabelinha com o candidato Ceron, que afirmou ser necessária a construção de um centro administrativo para desafogar o trânsito no centro da cidade.

"O que se contesta hoje é a eficiência da atual gestão", diz Antonio Ceron
"Precisamos trabalhar como se fosse na iniciativa privada", diz Marcius Machado
"Vou fazer 70 anos, não vou manchar minha biografia", garante Roberto Amaral

– São 15 a 20 secretarias no Centro. O BNDES oferece juro zero para esse tipo de construção – afirmou Ceron.

Ainda deu tempo para os candidatos discutirem a proteção animal. Marcius Machado, que atua como voluntário, disse ser necessária uma ampliação das castrações em massa e a ativação do centro de zoonoses.

– É preciso ampliar a conscientização da posse responsável dos animais. A proteção animal é uma questão que envolve diretamente a saúde pública e o meio ambiente – afirmou.

No segundo bloco, os candidatos Ceron e Amaral chegaram a trocar algumas farpas, porém sem jamais alterar o tom de voz. Ceron voltou a dizer que Amaral  representa a continuidade da administração de Elizeu Mattos (PMDB), que, segundo ele, arrasou com a cidade. Amaral respondeu dizendo que as muitas obras paradas na cidade são, em sua maioria, responsabilidade do governo estadual, do qual Ceron é o candidato oficial.  Em meio a isso, Marcius Machado tentava não entrar na briga, focando no seu plano de governo para a cidade. Ele afirmou diversas vezes que terá tolerância zero com a corrupção e focará na melhoria da gestão.

A saúde também foi lembrada, com os candidatos afirmando que darão prioridade máxima ao tema em sua gestão, em especial nos atendimentos e procedimentos de média e alta complexidade, uma carência histórica da região serrana.

Por fim, todos os candidatos enalteceram a importância do encontro para a decisão do voto do eleitor lageano e destacaram o alto nível do debate.

Leia mais notícias sobre as Eleições 2016

 
 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaPedro Machado: a Chapecoense é uma unanimidade https://t.co/w9WYf5SyKn #LeiaNoSantahá 3 diasRetweet
  • santacombr

    santacombr

    Santa"Pode-se tentar calar o juiz, mas nunca se conseguirá calar a Justiça", reage Cármen Lúcia https://t.co/JZDSmNAMoY #LeiaNoSantahá 3 diasRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros