Faturamento na indústria cai 4,3% em julho, aponta CNI - Política e Economia - Santa

Economia01/09/2016 | 12h09

Faturamento na indústria cai 4,3% em julho, aponta CNI

Nos sete meses de 2016, o faturamento teve queda de 12% em relação ao mesmo período do ano passado

Faturamento na indústria cai 4,3% em julho, aponta CNI Diego Vara/Agencia RBS
Foto: Diego Vara / Agencia RBS
Agência Brasil
Agência Brasil

Depois da alta de 2% em junho, o faturamento da indústria voltou a cair em julho, com recuo de 4,3% na comparação com o mês anterior. Nos sete meses do ano, o faturamento teve queda de 12% em relação ao mesmo período de 2015. Os dados ajustados para o período foram divulgados nesta quinta-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Segundo a CNI, os demais indicadores da atividade industrial também caíram em julho frente a junho na série com ajuste sazonal. Essa série desconsidera do cálculo do indicador características específicas do período, como, por exemplo, a redução da produção provocada por feriados ou o aumento da demanda no Natal ou do Dia das Mães.

Leia mais
Queda do PIB deixa recados e desafios a Temer na economia
Teto para gastos deve ser prioridade do governo, diz economista
Mais da metade das famílias brasileiras seguem endividadas, diz CNC

As horas trabalhadas na produção recuaram 0,2% em julho na comparação com junho. De janeiro a julho a queda nas horas trabalhadas na produção ficou em 9,3% frente ao mesmo período do ano passado. A utilização da capacidade instalada caiu para 76,9%, o nível mais baixo desde 1999, quando a CNI começou a fazer a pesquisa. Isso significa que a indústria operou com mais de 20% de ociosidade em julho.

Mercado de trabalho

O emprego na indústria diminuiu 0,4% em julho na comparação com junho. A queda do emprego de janeiro a julho chega a 8,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

A massa real de salários recuou 0,9% entre julho e junho, na terceira queda consecutiva do indicador. De janeiro a julho, a queda foi de 9,7% em relação ao mesmo período de 2015. De acordo com os Indicadores Industriais, o rendimento médio real do trabalhador da indústria caiu 0,3% em julho frente junho, e 0,9%, nos sete meses do ano, na comparação com o mesmo período de 2015.


 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaLoetz: 14 projetos de loteamento aguardam alvará de execução em Joinville https://t.co/0UbjRQ5JaN #LeiaNoSantahá 15 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaMinistro do STF manda desbloquear contas de Marcelo Odebrecht https://t.co/Q44ZYHOjos #LeiaNoSantahá 30 minutosRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros