Fique atento: no dia da eleição, não é permitido fazer propaganda - Política e Economia - Santa

Vote Consciente15/09/2016 | 12h44Atualizada em 15/09/2016 | 12h51

Fique atento: no dia da eleição, não é permitido fazer propaganda

Fique atento: no dia da eleição, não é permitido fazer propaganda Patrick Rodrigues/Ver Descrição
Foto: Patrick Rodrigues / Ver Descrição

O dia da eleição é o dia mais emblemático em todo o processo eleitoral – mas não o único que importa: lembre-se de que, tanto quanto ir às urnas, é fundamental procurar informações sobre os candidatos antes e, ainda mais especialmente, acompanhar o mandato dos eleitos.

Veja também:
Fórum CBN discute corrupção e política
Fecoagro adere à campanha Vote Consciente
Guia especial ajuda o eleitor a votar melhor

– O dia da eleição é o dia do eleitor, exclusivamente. É o momento de refletir e fazer a melhor escolha para a sua cidade, por isso se impe-de a chamada boca de urna e uma série de atitudes, para que todos tenham liberdade para votar –aponta o advogado e professor de Direito Eleitoral, membro da Comissão de Direito Eleitoral da OAB em Florianópolis,Mauro Antônio Prezzotto.

Confira algumas regras que valem para o dia da eleição:

– É permitida a manifestação silenciosa e individual do eleitor, ou seja, qualquer cidadão pode ir votar usando bóton, adesivo ou camiseta do seu candidato.

– Não é permitido abordar pessoas para oferecer panfletos ou mesmo para falar sobre algum candidato. Isso é considerado boca de urna e pedido de voto.

– O transporte de eleitores em locais onde não haja transporte público deverá ser solicitado e feito pela Justiça Eleitoral. Nenhum candidato ou partido pode disponibilizar veículos para este fim.

– A lei seca pode ser aplicada ou não, de acordo com decisão da Polícia Militar de cada Estado. Em Santa Catarina, nas últimas eleições não foi aplicada a lei seca.

– Em caso de flagrante de irregularidade, denuncie ao presidente da mesa na própria seção, ao promotor ou juiz eleitoral para que as providências sejam tomadas.

>> Saiba mais acessando o guia especial Vote Consciente.

SOBRE A CAMPANHA

A campanha multimídia Vote Consciente é uma iniciativa liderada pelo Diário Catarinense e pela OAB Santa Catarina, com a adesão dos demais veículos da RBS no Estado, e que tem o objetivo de alertar o eleitor catarinense sobre o papel decisivo de cada um na decisão que sai das urnas.

Com a proximidade de mais uma eleição municipal, em 2 de outubro deste ano, a campanha bate forte na tecla da responsabilização do eleitor, convocando todos os cidadãos a refletirem sobre a maneira como encaram a política em suas cidades, no Estado e no país.

Participe usando #voteconsciente
Saiba mais em diariocatarinense.com.br/voteconsciente

 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaConfronto de ideias marca debate da RBS TV entre candidatos de Blumenau https://t.co/OrmB1VQlLY #LeiaNoSantahá 54 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaConfira como foi o debate com seis candidatos à prefeitura de Joinville https://t.co/o1BtjeKpNH #LeiaNoSantahá 1 horaRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros