Fórum Parlamentar Catarinense busca recursos para o Porto de Itajaí - Política e Economia - Santa

Economia14/09/2016 | 11h43

Fórum Parlamentar Catarinense busca recursos para o Porto de Itajaí

Ministro dos Transportes recebeu pedido de R$ 30 milhões para obras de contenção

Fórum Parlamentar Catarinense busca recursos para o Porto de Itajaí Lucas Correia/Agencia RBS
Foto: Lucas Correia / Agencia RBS

O ministro dos Transportes, Maurício Quintela Lessa, recebeu terça-feira do Fórum Parlamentar Catarinense o pedido para que o governo federal pague R$ 30 milhões necessários para obras de contenção, que vão proteger os trabalhos feitos na primeira fase enquanto os recursos para a segunda etapa não vêm.

Segundo o senador Dalírio Beber (PSDB), o ministro disse que o recurso é possível — caberá, entretanto, à bancada catarinense conseguir colocá-lo no orçamento através de emenda parlamentar ou do convencimento da relatoria.

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Quintela Lessa também autorizou o pagamento dos R$ 4,8 milhões devidos à empresa Serveng, responsável pelas obras dos berços 3 e 4. Deu ordem à Secretaria Especial de Portos (SEP) para que faça os encaminhamentos necessários à liberação. A empresa aguarda a confirmação de quando o dinheiro estará na conta para retomar os trabalhos, paralisados em junho

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A maratona de visitas do Fórum Parlamentar Catarinense terça-feira, em Brasília, também incluiu uma visita à presidência da Infraero para tratar do Aeroporto de Navegantes. O encontro foi acompanhado pelo presidente da Associação Empresarial de Navegantes (Acin), Rinaldo Araújo.

Dois assuntos dominaram a pauta: a liberação de recursos para cercar a área já desapropriada para o projeto de ampliação (uma exigência da Justiça, inclusive, para cercear as ocupações irregulares) e a viabilização de um novo convênio de desapropriações com o município.

Por enquanto, nenhum dos pedidos teve resposta efetiva, o que preocupa o empresariado local, já que a prefeitura já havia sinalizado com a possibilidade de liberar aos proprietários as áreas de interesse da Infraero, mas ainda não indenizadas — o que prejudicaria o projeto de ampliação.

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