Moacir Pereira: "Lentidão dos ajustes no governo Temer preocupa lideranças" - Política e Economia - Santa

Opinião20/09/2016 | 16h01

Moacir Pereira: "Lentidão dos ajustes no governo Temer preocupa lideranças"



A arrecadação de Santa Catarina no mês de setembro está sendo pior do que em agosto, segundo os primeiros relatos feitos pela Secretaria da Fazenda. Com isto, os níveis de apreensão do governo estadual começam a entrar próximos do desespero, sobretudo na perspectiva de 2017.

Preocupação que se acentua não só no Estado. Reunido em São Paulo ontem, o governador Raimundo Colombo ouviu queixas maiores dos colegas Geraldo Alkmin, de São Paulo, e Beto Richa, do Paraná. Ambos estão vendendo o que podem para melhorar a receita pública. O paulista fechou empresas e vendeu até os aviões. O paranaense vem cortando gastos com órgãos públicos e contratos.

Os três se queixaram da lentidão com o ajuste fiscal e com as reformas previdenciária e trabalhista. Avaliaram, inclusive, que a questão do ajuste das contas públicas tem relação direta com as mudanças radicais inadiáveis e necessárias na lei da Previdência e na legislação do trabalho.

A reforma previdenciária estancará a sangria que ameaça inviabilizar o pagamento de pensões e aposentadorias a milhões de brasileiros, enquanto a trabalhista é considerada vital para incentivar o aumento de emprego no mercado de trabalho.
Com a lei jurássica que vem da época getulista, empresário que pode comprar máquinas evita a contratação de novos empregados, tal o custo financeiro, as obrigações sociais e até as despesas futuras com processos na Justiça do Trabalho. Temer só tem uma bala na agulha. Ou dispara logo ou o futuro se torna imprevisível.

Duplicação

O número de acidentes na BR-116, no trecho do Paraná, que está duplicado, teve uma redução de 52,2% entre novembro de 2013 e setembro de 2016. Dado revelado pelo superintendente da Autopista Planalto Sul, Cesar Sass, ao defender a duplicação do percurso em território catarinense. A duplicação é uma reivindicação prioritária das entidades do planalto catarinense. Antes da duplicação, a concessionária vem realizando 10 intervenções em terceiras faixas, restauração e melhorias.

Deficientes

Santa Catarina tem hoje 1,35 milhão de pessoas com deficiência, o que representa 22% da população estadual. Dado revelado na instalação da Semana de Inclusão da Grande Florianópolis, no Shopping Beiramar. A semana, que vai até o próximo dia 25, constará de eventos em praças, museus e espaços públicos, incluindo palestras e encenações.

Segundo turno

A segunda pesquisa Ibope confirma que a eleição em Florianópolis continua polarizada entre Gean Loureiro (PMDB) e Angela Amin (PP). Em três simulações para o segundo turno, os dois têm as preferências. Se forem para a disputa final, Loureiro conta com o batalhão de militantes e Angela aposta na igualdade de tempo de propaganda no rádio e TV.

Condenação

A juíza Cláudia Ribas Marinho, da 2º Vara Cível de Camboriú, julgou procedente a ação civil pública proposta pelo Ministério Público estadual contra a atual prefeita de Camboriú, Luzia Lourdes Coppi Mathias, e uma empresa prestadora de serviços de assessoria jurídica. A condenação foi motivada por direcionamento de licitação de um contrato no valor de R$ 1,8 milhão. Pelos critérios, só a empresa co-ré conseguiria cumprir os requisitos para participar da concorrência. Luzia foi condenada, além de outras penas, a suspensão dos direitos políticos por cinco anos.

Empreendedorismo

A Empresa Junior da Universidade Federal de Santa Catarina promoverá amanhã, às 19h, no Centro de Inovação da Acate, o Net to Work para debater o empreendedorismo internacional. Terá palestras do ex-campeão paralímpico Gilles de La Bourdonnaye, da Aliança Francesa, e do gerente de economia internacional do governo do Estado, Guilherme Marques. Na ocasião, será lançado um portfólio voltado ao comércio exterior. As exportações constituem prioridade das empresa catarinenses.

Saúde

A advogada catarinense Sandra Krieger Gonçalves é a mais nova integrante da Comissão de Direito Médico do Conselho Federal de Medicina. Ela integra o Conselho Federal da OAB e tem larga experiência na polêmica sobre judicialização da saúde, tema que está em julgamento neste momento no Supremo Tribunal Federal (STF).

Liberação

O prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior (PSD), tem audiência hoje, em Brasília, com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab. Pretende definir o cronograma de repasses dos recursos para as obras de duplicação da rua Antônio Edu Vieira. Quer saber também como estão os convênios para execução de obras em 18 vias públicas da Capital. Tem agenda com o presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi, igualmente sobre pendências de recursos destinados à Florianópolis.

O resgate

O presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, deputado Antônio Aguiar (PMDB), anunciou uma parceria para o aprofundamento e atualização do documentário Contestado, a Guerra Desconhecida, produzido há 32 anos pelos jornalistas Sérgio Rubim, Dario de Almeida Prado e Jurandir Camargo. Aguiar pretende incentivar outras ações para beneficiar com investimentos a região conflagrada, até hoje com os mais baixos índices de desenvolvimento humano do Estado.

JORNAL DE SANTA CATARINA

 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaLoetz: 14 projetos de loteamento aguardam alvará de execução em Joinville https://t.co/0UbjRQ5JaN #LeiaNoSantahá 15 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaMinistro do STF manda desbloquear contas de Marcelo Odebrecht https://t.co/Q44ZYHOjos #LeiaNoSantahá 30 minutosRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros