Moacir Pereira: "Os impactos da Operação Ave de Rapina" - Política e Economia - Santa

Opinião12/09/2016 | 07h33

Moacir Pereira: "Os impactos da Operação Ave de Rapina"

São consideradas imprevisíveis as consequências políticas e eleitorais da denúncia do Ministério Público Estadual contra os 27 denunciados à Justiça por diversos crimes, identificados na operação Ave de Rapina, deflagrada pela Polícia Federal em novembro de 2014.

O primeiro impacto tem forte conotação política. Dos 27, dez são vereadores na Câmara de Florianópolis. E desses, pelo menos seis votaram a favor dos projetos do prefeito Cesar Souza Júnior (PSD). Há quase dois anos há muitos comentários nas redes sociais e grupos políticos sobre estas ilicitudes.

Impossível avaliar neste momento os prejuízos para os dez vereadores, todos candidatos à reeleição. Num primeiro momento, a maioria dos eleitores éticos vai buscar outra alternativa. Os que, por múltiplas razões, são portadores do voto caixão, podem permanecer fiéis. Mas com dúvidas. Pela divulgação, eles já estão condenados.

Os vereadores e empresários denunciados questionam a denúncia. Os políticos alegam que a investigação da Polícia Federal vai completar dois anos em novembro. E a denúncia está sendo feita às vésperas da eleição. Os vereadores repetem com frequência que a denúncia nesta reta final da campanha está servindo aos candidatos dos partidos de extrema esquerda. Querem saber se a demora excessiva resulta de falhas do inquérito federal ou se pela lentidão do Ministério Público Estadual.

A denúncia tem outro registro impactante. Requer que escutas telefônicas sejam compartilhadas com o Procurador-geral de Justiça “para que seja avaliada a possível participação do Senhor Prefeito Municipal”. Sugere novas investigações e justifica que o prefeito goza de foro privilegiado. O prefeito Cesar Souza Júnior declarou:

— Estou sereno e acho ótimo. Os vereadores foram investigados. Por que não o prefeito? Propus a lei Cidade Limpa, vetei o substituto, mas fui derrotado na Câmara.

JORNAL DE SANTA CATARINA - JORNAL DE SANTA CATARINA

 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaHomem é morto a tiros em São Francisco do Sul https://t.co/YmKZqJ9pU1 #LeiaNoSantahá 47 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaResultado das eleições municipais sai até às 21 horas de domingo em SC, estima TRE https://t.co/5576gGntmk #LeiaNoSantahá 54 minutosRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros