Moacir Pereira: Santa Catarina tem maior feira das Américas - Política e Economia - Santa

Opinião13/09/2016 | 10h30

Moacir Pereira: Santa Catarina tem maior feira das Américas



Dois eventos de interesse da população catarinense se realizam nesta terça-feira na cidade de Chapecó. O primeiro começa às 9h, com a reunião da Câmara de Desenvolvimento da Indústria da Fiesc. Serão debatidos os desafios e as medidas a serem tomadas para evitar o agravamento da situação do agronegócio, um dos pilares de sustentação da economia estadual. O setor de carnes vive há meses o drama do aumento no preço do milho, importando do Centrooeste, e vital para a criação de aves e suínos. Os preços tiveram aumentos considerados exorbitantes, impedem repasse na venda aos consumidores e tiram competitividade no mercado mundial.

Este fator adverso se tornou maior obstáculo a toda a cadeia de produção e comercialização de carnes pela crise econômica brasileira, que reduziu o consumo interno.

O segundo evento será no Parque de Exposição Tancredo Neves com a realização da 11ª Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne (Mercoagro), a maior do gênero nas Américas. Todos os 400 estandes foram vendidos. Estão confirmados investidores, compradores e fornecedores de 13 países. A indústria de carnes tem evitado que a crise financeira no Estado seja muito mais grave. De janeiro a julho as exportações tiveram aumento de 42,2%.

Os maiores compradores continuam sendo a Rússia e a China. Chapecó, um dos maiores polos agroindustriais do Brasil, continua padecendo de infraestrutura. O aeroporto é acanhado e, nesta época, fica fechado com frequência; a BR-282 tem tráfego pesado, lento e sem duplicação; e não se fala mais nas ferrovias da Integração e do Frango. Elas reduziriam, de um lado, o custo do milho importado, e de outro facilitariam o escoamento da produção.

Abandono

O Brasil está sem política nacional de aquicultura desde a extinção do Ministério da Pesca. Sendo o maior produtor de pescado do Brasil e responsável por 95% dos moluscos consumidos, Santa Catarina tem grandes prejuízos. Dados transmitidos ao senador Dário Berger (PMDB) pelo presidente da Fatma, Alexandre Waltrick, pelo gestor ambiental André Adriano Dick e pelo especialista em aquicultura David da Rosa Fernandes. Todos pediram a Berger que lidere um movimento por uma nova política do setor.

Base

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, prometeu ao Fórum Parlamentar a realização de uma audiência pública para discutir a decisão do governo de extinguir a Base Aérea de Florianópolis. Para o encontro erão convidados o governador, o prefeito da Capital, senadores e deputados federais.

Judiciário

Foram protocolados ontem na Assembleia Legislativa três projetos de lei complementar do Tribunal de Justiça. O principal dispõe sobre a organização do Tribunal, transforma cargos e aumenta o número de desembargadores de 62 para 94. O segundo altera a lei que regulamenta o Fundo de Reaparelhamento do Poder Judiciário. E a terceira autoriza concessão de subsídios para saúde de servidores ativos e aposentados.

Homenagens

O Sistema Fecomércio comemora nesta terça-feira, às 18h30, no Sesc de Palhoça, os 70 anos do Serviço Social do Comércio com homenagens a várias instituições. A saber: Angeloni, Laboratórios Santa Luzia, Flex Contact Center, Hospital Baía Sul, Corpo de Bombeiros, prefeituras de Florianópolis e de São José (Organização Pública), UFSC, OABSC, Acif, CDL, Instituto Guga Kuerten e vários sindicatos de comerciários.

Inquéritos

Documento remetido à Advocacia-geral da União pelo delegado da Polícia Federal Josélio Azevedo de Souza informa quais os inquéritos concluídos sobre "desvio e malversação de recursos públicos e lesão ao erário", no bojo da operação Lava-Jato. Relaciona 12 políticos com direito a foro privilegiado. Desses, quatro incluem o ex-deputado catarinense João Alberto Pizzolatti Junior.

Conexões

Secretários de assuntos internacionais vão marcar uma audiência com o ministro José Serra para tratar do incremento das relações dos municípios com instituições e o comércio exterior. A decisão foi tomada na reunião do Fórum de Gestores de Relações Internacionais, presidido pelo secretário catarinense Carlos Adauto Virmond, e realizado em Salvador, na Bahia. A proposta é azeitar relações diretas com Estados e municípios com outros países.

Campanha

O presidente estadual da AB-SC estará nesta terça-feira, às 18h, em Joaçaba para o lançamento e um debate sobre a campanha do "Vote Consciente". Terá intervenções dos juízes eleitorais Fabricio Gast e Márcio Bragaglia, do presidente da Subseção, Eleandro Brustolin, e da presidente da Associação Comercial e Industrial Tânia Durigon. A campanha é assinada pela OAB-SC e pelo DC. Convidado, o colunista fará a mediação. Evento é aberto ao público.

JORNAL DE SANTA CATARINA

 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaReceita Federal faz operação em rede de livrarias com lojas em Santa Catarina https://t.co/8QMK5K7Vf6 #LeiaNoSantahá 3 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaPancho: Desfile marca Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos em Blumenau https://t.co/VqPKbOeKfo #LeiaNoSantahá 3 minutosRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros