Pedro Machado: Blumenau tem projeto para novo complexo de tecnologia no Vorstadt - Política e Economia - Santa

Economia23/09/2016 | 09h50

Pedro Machado: Blumenau tem projeto para novo complexo de tecnologia no Vorstadt

Pedro Machado: Blumenau tem projeto para novo complexo de tecnologia no Vorstadt /Reprodução
Foto: Reprodução

O centro de desenvolvimento da Benner inaugurado na noite desta quinta-feira é um dos âncoras de um novo complexo tecnológico previsto para Blumenau. A Administradora de Bens Portogallo apresentou detalhes do projeto de um empreendimento que vai somar 35 mil metros quadrados de área construída no bairro Vorstadt, próximo à rótula do Sesi.

:: Leia mais informações de Pedro Machado

A ideia é atrair para o espaço outras empresas de TI e startups e consolidar um ambiente de inovação, reunindo potenciais parceiros, clientes e fornecedores do setor num mesmo local.

O empreendimento, avaliado em R$ 70 milhões, está se encaminhando para a fase de licenciamentos. Por enquanto a administradora está prospectando outros parceiros. Uma das empresas interessadas seria a multinacional alemã T-Systems, que atualmente ocupa salas no prédio comercial anexo ao Shopping Neumarkt. Mas por enquanto é apenas um namoro. Atividades que tenham ligação com a cadeia tecnológica também estão sendo mapeadas.

Além de áreas para a instalação de empresas de TI, o empreendimento vai ter estrutura de apoio que inclui espaços para convenções, workshops e coworking, praça de alimentação, bancos, caixas eletrônicos, farmácia, estacionamento com 2,5 mil vagas e outros serviços de conveniência. Já há, inclusive, contatos feitos para a construção de um hotel no local.

O sócio-diretor da Portogallo, Luiz Fernando K. da Costa, acredita que cerca de 3 mil pessoas poderiam trabalhar no centro tecnológico. A projeção é que todo o complexo fique pronto em cinco anos. Mas o prazo vai depender da captação de novas empresas interessadas em investir no local.

Se o futuro do desenvolvimento econômico de Blumenau passa pela tecnologia e pela inovação, como autoridades públicas e lideranças empresariais vêm pregando insistentemente, dá para dizer que, pelo menos em termos de projetos, a cidade estará bem servida de infraestrutura nos próximos anos.

Se na próxima década este novo centro tecnológico estiver pronto, o centro de inovação já estiver consolidado, o complexo no terreno onde hoje está instalado o Blusoft sair do papel e o projeto da Cidade Sulfabril vingar, teremos tudo para consolidar uma nova fase da nossa vocação inovadora, que nasceu lá atrás na década de 1960 com a criação do Cetil.

JORNAL DE SANTA CATARINA

 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaMíssil que derrubou voo da Malaysia Airlines na Ucrânia foi disparado por pró-russos https://t.co/0xs0atRUMw #LeiaNoSantahá 22 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaCandidatos à prefeitura de Itajaí falam sobre corrupção https://t.co/tuuC6nOZPM #LeiaNoSantahá 27 minutosRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros