Pedro Machado: critérios para liberação de licenças ambientais em Blumenau serão revistos - Política e Economia - Santa

Economia06/09/2016 | 06h32

Pedro Machado: critérios para liberação de licenças ambientais em Blumenau serão revistos

A prefeitura de Blumenau criou uma câmara técnica que vai estudar maneiras de flexibilizar e agilizar a concessão de licenças ambientais para a instalação de indústrias no município.

O grupo de trabalho é formado por representantes do poder público, incluindo técnicos da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Faema) e das secretarias de desenvolvimento econômico, planejamento, obras e defesa do cidadão, e entidades empresariais como Acib, Ampe, Sinduscon, Crea e Hachi, ONG ligada à proteção animal.

:: Leia mais informações de Pedro Machado

A medida atende a uma antiga reivindicação de empreendedores que reclamam, segundo eles, da excessiva burocracia na obtenção das licenças para a abertura de novos negócios no município.

— Temos um histórico de sermos extremamente rigorosos — admite Fernando Leite, presidente da Faema.

A complexidade dos processos, inclusive, teria afastado potenciais investidores de Blumenau, afetando a competitividade local no que diz respeito à atração de empreendimentos.

A partir da publicação da resolução que cria a câmara técnica, datada de 30 de agosto, o grupo tem prazo de 90 dias para analisar todos os procedimentos que envolvem a concessão de licenças. Ao final, um relatório será submetido para a apreciação do Conselho Municipal do Meio Ambiente.

Diante de tantas reclamações que já ouvi de empresários a respeito, a revisão das normas parece chegar em boa hora. É importante, no entanto, que não se afrouxe demais as regras, sob o risco de que a concessão desenfreada de licenças cause prejuízos irreversíveis ao meio ambiente. O grande desafio é conciliar, de uma maneira justa para os dois lados, o desenvolvimento econômico com a preservação da natureza.

JORNAL DE SANTA CATARINA

 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaOnde fui roubado: aplicativo com funcionamento em Santa Catarina permite usuário denunciar crimes https://t.co/RzzeqfJBe9 #LeiaNoSantahá 4 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaTrabalhador morre soterrado em obra no bairro Fidélis, em Blumenau https://t.co/vmEwW25qgL #LeiaNoSantahá 7 minutosRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros