Projeto da LOT será votado após as eleições em Joinville - Política e Economia - Santa

Questão de minutos28/09/2016 | 21h38

Projeto da LOT será votado após as eleições em Joinville

Faltou pouco para LOT ir a plenário nesta quarta-feira. Após o fim inesperado da sessão, vereadores apreciam projeto na segunda-feira

Projeto da LOT será votado após as eleições em Joinville Rodrigo Philipps/Agencia RBS
Presidente Fachini (de terno) explica à população por que o projeto não foi votado Foto: Rodrigo Philipps / Agencia RBS

Faltou pouco para o projeto da Lei de Ordenamento Territorial (LOT) ser votado antes das eleições municipais.  Apesar de todo o esforço das comissões, a sessão desta quarta-feira à noite foi encerrada prematuramente e antes do projeto estar pronto para ser colocado na pauta do dia.

:: Saiba mais sobre Joinville e região em AN.com.br

A votação agora está prevista para a próxima segunda-feira, dia 3 de outubro.  As circunstâncias em que tudo ocorreu deixou a plateia indignada e a dúvida no ar se foi ou não algo deliberado para evitar a votação antes do pleito de 2 de outubro.

:: Confira o que a LOT prevê para cada bairro

O presidente da Comissão de Urbanismo e relator da LOT, vereador Manoel Bento (PT), classificou o encerramento antecipado da sessão de "manobra". O presidente da casa, Rodrigo Fachini (PMDB), que se ausentou da  presidência da sessão e não viu o encerramento, disse que foi uma decisão isolada de quem o substituiu, o vereador Levi Rioschi (PPS). Este, por sua vez, declarou que seguiu à risca o regimento interno da Casa, orientado pelo suporte Legislativo.

O episódio encerrou um dia de muito trabalho e expectativa em relação à votação. No final da tarde, a Comissão de Urbanismo aprovou o parecer do relator Manoel Bento e o requerimento que autorizava a votação do projeto na mesma data.

Enquanto as comissões de Urbanismo e Legislação concluíam as últimas pendências técnicas do texto na sala da comissão, começava no plenário a sessão ordinária.

Na hora da fala das bancadas, que estavam em número bastante reduzido nessa noite, o presidente Fachini se ausentou da presidência, segundo ele, para tratar de questões técnicas da LOT na sala ao lado com o presidente do Conselho da Cidade, Álvaro Cauduro. Nesse momento, assumiu a presidência da sessão o segundo secretário, vereador Levi.

Após o concluir a apreciação das matérias do dia, Levi anunciou a suspensão da sessão por cinco minutos. Antes de decorrido o prazo, porém, ele encerrou a sessão alegando que não havia mais nada na pauta e que, em situações assim, o regimento estabelece o encerramento da sessão. 

Houve uma reunião entre os vereadores em seguida e consulta ao setor jurídico para ver a possibilidade de se iniciar uma sessão extraordinária logo após, sem êxito. O tema agora voltará à pauta em outro contexto, sem a pressão eleitoral.

A NOTÍCIA

Notícias Relacionadas

Legislativo 08/07/2016 | 22h

Projeto da LOT em Joinville chega à fase final de debates na Câmara

Vereadores buscam consenso para votar a Lei de Ordenamento Territorial antes do recesso do dia 18 de julho. AN ouviu os 19 parlamentares para saber se há chances de aprovação

Lei de Ordenamento 01/08/2015 | 06h31

Maycon Cesar quer a realização de mais audiências para discutir a LOT em Joinville

Na avaliação do presidente da Comissão de Urbanismo da Câmara, há pontos do projeto que precisam de ajustes e que colocam em risco a sua aprovação neste ano

Lei de Ordenamento 18/03/2015 | 15h21

Primeira audiência da LOT acontece nesta quarta-feira em Joinville

Até o dia 9 de abril oito novas audiências serão realizadas pela prefeitura

 
 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaPedro Machado: a Chapecoense é uma unanimidade https://t.co/w9WYf5SyKn #LeiaNoSantahá 5 diasRetweet
  • santacombr

    santacombr

    Santa"Pode-se tentar calar o juiz, mas nunca se conseguirá calar a Justiça", reage Cármen Lúcia https://t.co/JZDSmNAMoY #LeiaNoSantahá 5 diasRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros