Saiba como fica a LOT bairro a bairro em Joinville - Política e Economia - Santa

Raio X27/09/2016 | 10h46Atualizada em 28/09/2016 | 15h06

Saiba como fica a LOT bairro a bairro em Joinville

Lei que causa polêmica há anos pode mudar a forma como a cidade é construída

Saiba como fica a LOT bairro a bairro em Joinville  Maykon Lammerhirt/A Notícia
Entenda o que pode ficar diferente em cada bairro de Joinville Foto: Maykon Lammerhirt / A Notícia

Como ficará a fisionomia dos bairros de Joinville após a aprovação da Lei de Ordenamento Territorial (LOT)? A pedido do jornal “A Notícia”, técnicos de comissões e profissionais da área de Comunicação da Câmara de Vereadores reuniram os dados de como a cidade é hoje, o que o Executivo propõe e as alterações dos vereadores ao projeto da lei.

Depois de organizar e tabular os dados, “AN” oferece a seguir uma síntese do que está em jogo na discussão sobre a altura dos prédios e ocupação das comunidades, dois dos aspectos da LOT que podem afetar diretamente a rotina dos moradores, embora o projeto de ocupação e uso do solo seja bem mais amplo e complexo.

Clique na imagem e confira caderno especial:

LOT



Do ponto de vista do que se pode ou não fazer em cada bairro, o perfil da LOT é mais empreendedor do que a lei atual. A expectativa é de maior diversificação de atividades diante da flexibilidade para instalação de negócios de baixo ou médio impacto nas vias principais de praticamente todos os bairros – antes porém, eles vão precisar do aval dos órgãos que vão analisar a viabilidade e o respeito às leis, inclusive aquelas que tratam da preservação do meio ambiente, que se sobrepõem à LOT.

PRÉDIOS

A altura máxima dos prédios levantou polêmica e gerou várias emendas dos parlamentares. Até poucos dias atrás, não havia mudança radical. De modo geral, a LOT faz com que muitos bairros possam ter prédios com alguns andares a mais do que o permitido hoje, especialmente se o investidor estiver disposto a pagar taxa extra à Prefeitura. Outros ficaram mais baixos. A paisagem mais alta foi reservada para região central. Como referência, não é nada que ultrapasse a altura do edifício Hannover, no Centro, com seus 76 metros de altura (cerca de 25 andares) – o mais alto de Joinville.

A legislação atual prevê prédios mais baixos do que o Hannover e a LOT também. O edifício foi construído antes da legislação atual (de 1996). A lei em vigor limitou a altura em 60 metros, ou seja, aproximadamente 20 andares, já incluindo mezanino e cobertura. A LOT estabeleceu a altura máxima em 67,5 metros (cerca de 22 andares).

DE ÚLTIMA HORA

A mudança mais radical na altura dos prédios pode vir da emenda 118, apresentada no dia 19 deste mês. A proposta é elevar a altura máxima em alguns pontos da região central para 90 metros (ou 135 metros com pagamento de taxa extra), chamados de setores de adensamento prioritário.

Se esta emenda passar, será uma mudança mais significativa no padrão da cidade. Para se ter uma ideia, Balneário Camboriú, a cidade vizinha que mais se destaca pela altura das edificações, abriga 11 prédios com mais de 100 metros de altura (mais de 30 andares). Um deles chega a alcançar 170 metros de altura e 45 andares, segundo dados do site Council on Tall Buildings and Urban Habitat.

INDÚSTRIAS

As indústrias de grande porte, ainda que dependam também de Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), só estão proibidas no texto original da LOT nas áreas de proteção ambiental, segundo técnicos da Câmara. A emenda 91 delimita onde elas poderão se instalar – nas áreas de adensamento secundário. Estas áreas estão presentes em parte de 19 bairros: Itaum, Itinga, Fátima, João Costa, Jarivatuba, Boehmerwald, Petrópolis, Boa Vista, Parque Guarani, Comasa, Vila Nova, Santa Catarina, Aventureiro, Paranaguamirim, bairro Pirabeiraba centro, Nova Brasília, Profipo e São Marcos. 

Clique e confira o caderno especial:  ele traz o tipo de atividade prevista em cada bairro com a LOT e os gráficos com a altura dos prédios. Observe que, hoje, os prédios podem receber ainda mezanino e cobertura, o que pode elevar a altura das edificações em seis metros além da medida padrão da legislação.

A NOTÍCIA

Notícias Relacionadas

Legislativo 08/07/2016 | 22h

Projeto da LOT em Joinville chega à fase final de debates na Câmara

Vereadores buscam consenso para votar a Lei de Ordenamento Territorial antes do recesso do dia 18 de julho. AN ouviu os 19 parlamentares para saber se há chances de aprovação

Lei de Ordenamento 01/08/2015 | 06h31

Maycon Cesar quer a realização de mais audiências para discutir a LOT em Joinville

Na avaliação do presidente da Comissão de Urbanismo da Câmara, há pontos do projeto que precisam de ajustes e que colocam em risco a sua aprovação neste ano

Lei de Ordenamento 18/03/2015 | 15h21

Primeira audiência da LOT acontece nesta quarta-feira em Joinville

Até o dia 9 de abril oito novas audiências serão realizadas pela prefeitura

Zona Azul 26/02/2015 | 22h35

Zona Azul volta a operar neste ano em Joinville

Reativação do estacionamento rotativo de Joinville é um dos pontos do plano de ações apresentado pela Prefeitura

Lei de Ordenamento 13/11/2014 | 09h27

Alvo de intensos debates, LOT será discutida em audiências públicas em Joinville

Encontros com a comunidade começam na próxima terça-feira

Especial LOT 17/09/2013 | 06h03

Em discussão há pelo menos três anos em Joinville, ARTs são ponto de polêmica na LOT

Nova lei de ordenamento territorial prevê áreas rurais de transição em três pontos da cidade

Planejamento Urbano 16/09/2013 | 06h03

Conheça os principais pontos de discussão da nova LOT de Joinville

Projeto prevê, entre outras coisas, a criação de faixas viárias e de áreas rurais de transição

Planejamento urbano 18/05/2013 | 15h43

Membros do Conselho da Cidade de Joinville são eleitos neste sábado

Eleição realizada no Teatro Juarez Machado durou mais de quatro horas

Planejamento Urbano 18/05/2013 | 06h03

Prefeitura promove Conferência da Cidade neste sábado

Durante encontro, serão eleitos os representantes para o Conselho da Cidade, responsável pela discussão da nova LOT

Política 14/05/2013 | 08h03

Vídeo vira nova arma na Justiça para tentar suspender Conselho da Cidade em Joinville

Juiz vai decidir até sexta-feira se suspende ou não a Conferência da Cidade

 
 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaPedro Machado: a Chapecoense é uma unanimidade https://t.co/w9WYf5SyKn #LeiaNoSantahá 3 diasRetweet
  • santacombr

    santacombr

    Santa"Pode-se tentar calar o juiz, mas nunca se conseguirá calar a Justiça", reage Cármen Lúcia https://t.co/JZDSmNAMoY #LeiaNoSantahá 3 diasRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros