Você lembra em quem votou na eleição passada? - Política e Economia - Santa

Vote Consciente01/09/2016 | 19h33Atualizada em 01/09/2016 | 19h33

Você lembra em quem votou na eleição passada?

Você lembra em quem votou na eleição passada? Ricardo Wolffenbüttel/Agencia RBS
Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Agencia RBS

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Mapa em maio deste ano sobre o perfil do eleitor catarinense revelou que 30% do eleitorado não lembra em quem votou na última eleição.

Veja também:
Opinião: voto consciente envolve um dever e uma escolha
Qual a função dos vereadores?
Qual a função do prefeito?

Por um lado, existe a queixa generalizada sobre o estado atual da política, mas por outro uma grande fatia do eleitorado não sabe nem de quem cobrar medidas. Como isso é possível?

– Esse dado reflete um problema que já temos há muitos anos na democracia brasileira: a distância entre o representante e o representado. O eleitor elege e depois acha que o representante irá trabalhar por ele. Esquece que muitas pessoas se elegem por motivos pessoais – aponta o presidente da Comissão de Moralidade Pública da OAB/SC, Rogério Duarte Silva.

Na prática, o que acontece é que, por exemplo, alguns vereadores se elegem já com o objetivo de serem prefeitos, assim como parte dos prefeitos visa um futuro cargo de deputado. Ou seja, a prioridade desses candidatos não é trabalhar em prol do povo. 

Cabe ao eleitor, portanto, exercer seu dever de participar da administração ao longo dos quatro anos do mandato, cobrando a execução das propostas divulgadas em campanha.

– Todo mundo promete melhorar a saúde, a educação, o meio ambiente. Mas ninguém diz como isso vai ser feito. Isso faz o eleitor ter a sensação de que todos os candidatos são iguais, e no fim a escolha do voto é feita com base em questões subjetivas, enquanto deve-ria prezar pela objetividade –  complementa Silva.

Na hora de decidir, lembre-se de que o seu voto vale por quatro anos, e que é seu dever cobrar o trabalho dos eleitos.Para isso, é fundamental avaliar se a sua escolha ajudou a fazer uma cidade melhor.

SOBRE A CAMPANHA

A campanha multimídia Vote Consciente é uma iniciativa liderada pelo Diário Catarinense e pela OAB Santa Catarina, com a adesão dos demais veículos da RBS no Estado, e que tem o objetivo de alertar o eleitor catarinense sobre o papel decisivo de cada um na decisão que sai das urnas.

Com a proximidade de mais uma eleição municipal, em 2 de outubro deste ano, a campanha bate forte na tecla da responsabilização do eleitor, convocando todos os cidadãos a refletirem sobre a maneira como encaram a política em suas cidades, no Estado e no país.

Participe usando #voteconsciente
Saiba mais em diariocatarinense.com.br/voteconsciente


 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaBandeira tarifária das contas de luz de outubro é verde https://t.co/P0vucnNrlE #LeiaNoSantahá 14 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaNovela "Pai herói" será retransmitida no VIVA https://t.co/WaWux31o8F #LeiaNoSantahá 20 minutosRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros