Whirlpool vai dar férias coletivas para 585 trabalhadores em Joinville - Política e Economia - Santa

Empresas05/09/2016 | 17h49

Whirlpool vai dar férias coletivas para 585 trabalhadores em Joinville

Mercado interno é responsável por cerca de 90% das vendas de refrigeradores da multinacional

Whirlpool vai dar férias coletivas para 585 trabalhadores em Joinville Rodrigo Philipps/Agencia RBS
Férias começam no dia 12 de setembro e vão durar 15 dias Foto: Rodrigo Philipps / Agencia RBS

Correção: Até as 19h30 de 5 de setembro, a matéria informava que 1,7 mil trabalhadores entrariam em férias coletivas na Whirlpool e 1.750 na Embraco. As informações foram passadas pelo Sindicato dos Trabalhadores e depois corrigidas.

Com as vendas direcionadas principalmente para o mercado interno, que está em recessão, a Whirlpool concederá férias coletivas de 15 dias para 585 trabalhadores, informou o sindicato dos trabalhadores. O número equivale a 12% dos funcionários da unidade de Joinville.

Procurada, a Whirlpool não comentou a adoção das férias.

:: Leia mais sobre Joinville e região em AN.com.br

A medida entra em vigor no dia 12 de setembro e atinge profissionais do setor administrativo e da produção de refrigeradores, especialmente daqueles modelos de valor mais alto, explicou o presidente da entidade, Rolf Decker. 

Movimentações na Whirlpool costumam ter reflexo em cadeia. De acordo com o diretor do sindicato dos trabalhadores na indústria do plástico, Antônio Borinelli, já há fornecedor negociando férias para o setor que atende às encomendas da indústria de eletrodomésticos.

Conceder férias também foi a opção escolhida pela Embraco, do mesmo grupo. Na indústria de compressores, a medida atinge 1.456 funcionários e se estenderá por 20 dias. Mas, ao contrário da Whirlpool, a maior parte dos clientes da Embraco está localizada fora do Brasil.

A liderança sindical acredita que as medidas tomadas agora tanto pela Embraco quanto pela Whirlpool podem salvar postos de trabalho porque as empresas estão confiantes de que as vendas devem começar a melhorar dentro de 30 dias. E é justamente essa confiança que justifica as férias como medida preferencial neste momento, avalia Decker.

:: Grandes empresas do Norte de SC adotam redução de jornada

No setor do plástico, a Interfibra Joplas acaba de confirmar redução de jornada e salários até o final do ano para cerca de 40 funcionários, informou o sindicato do Plástico. O principal motivo é a queda nas vendas para Petrobras.   

A NOTÍCIA

Notícias Relacionadas

Indústria 31/08/2016 | 18h33

Mais de mil funcionários da Embraco entram em férias coletivas em setembro

Medida vai durar 20 dias e abrange funcionários de Joinville e de Itaiópolis

Economia 30/06/2016 | 07h01

Grandes empresas da região Norte de SC adotam redução de jornada e salário

Crise econômica e tentativa de evitar mais demissões são as principais justificativas

 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaDois motociclistas morrem em acidentes em rodovias estaduais https://t.co/qdQb9TVvfT #LeiaNoSantahá 24 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaCriança e rapaz de Itajaí são hospitalizados após beberem suco que estaria envenenado https://t.co/B0iUYLcUgO #LeiaNoSantahá 3 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros