Blumenau renova mais da metade da Câmara de Vereadores e Marcos da Rosa é o mais votado - Política e Economia - Santa

ELEIÇÕES 201603/10/2016 | 01h38

Blumenau renova mais da metade da Câmara de Vereadores e Marcos da Rosa é o mais votado

Dez das 15 cadeiras serão renovadas em comparação à legislação anterior na Câmara de Blumenau. Marcos da Rosa repetiu o feito de 2012 e foi o mais votado

Blumenau renova mais da metade da Câmara de Vereadores e Marcos da Rosa é o mais votado Patrick Rodrigues/Agencia RBS
Marcos da Rosa (DEM) comemorou com a família e amigos o resultado Foto: Patrick Rodrigues / Agencia RBS

Das 15 cadeiras da Câmara de Vereadores de Blumenau, dez serão ocupadas por novos vereadores a partir de 1º de janeiro. Uma renovação de 67% e com nove nomes que ainda não haviam sido eleitos. Com predomínio de vereadores do grupo PSDB, DEM, PSD e PP e somente uma cadeira para o PT, o desenho do Legislativo aponta para um cenário favorável a qualquer candidato a prefeito que saia vitorioso do segundo turno, seja Napoleão Bernardes (PSDB) ou Jean Kuhlmann (PSD).

O candidato Marcos da Rosa (DEM) conseguiu repetir o feito de 2012 e foi, novamente, o vereador mais votado de Blumenau, com 5.571 votos. Com 40 anos, morador da Itoupava Central, bacharel em Teologia e formando em Administração, Marcos é nome forte da comunidade evangélica blumenauense. Durante os quatro anos do primeiro mandato fez parte da mesa diretora da Câmara, primeiro como secretário e depois como vice-presidente. Com foco no trabalho comunitário, diz que pretende alçar voos maiores no novo mandato:

– Eu gostaria muito de presidir o Legislativo, minha experiência na mesa diretora me dá bagagem para ser presidente da Câmara – disse Marcos, que também cita a possibilidade de uma eleição para deputado, estadual ou federal, em 2018.

Surpresa na segunda colocação

Entre a renovação na Câmara, a grande surpresa foi o sucesso de Bruno Cunha (PSB), que fez 4.829 votos e foi o segundo vereador mais votado de Blumenau. Aos 29 anos, Cunha atraiu votos com plataformas jovens e progressistas. Formado em Direito pela Furb, tem no currículo estudos em Direito Público e Desenvolvimento Regional e é professor da Uniasselvi.– Em 2012 fiz 933 votos, agora esperava algo perto de 2 mil. Foi uma surpresa enorme, numa campanha sem distribuição de santinhos, focada na internet e redes sociais, com uma plataforma de mandato compartilhado e direitos dos animais, totalmente na contramão da política tradicional. Dá para escrever um livro sobre essa campanha (risos), mostra que a juventude tem força – disse ontem à noite enquanto comemorava a eleição.

Sem mulheres na Câmara

Pela segunda eleição consecutiva, Blumenau não elegeu nenhuma mulher para a Câmara de Vereadores. A mais bem votada foi a secretária de Educação da gestão Napoleão, Helenice Luchetta (PSDB), com 2.017 votos. A Professora Dinorah (PV) fez 1.484 votos.

Vereadores eleitos

Marcos da Rosa (DEM) 5.5571 votos
Bruno Cunha (PSB) 4.829
Sylvio Zimmermann (PSDB) 3.773
Zeca Bombeiro (Solidariedade) 3.760
Jovino Cardoso (PSD) 3.556
Adriano Pereira (PT) 3.413
Jens Mantau (PSDB) 3.279
Ricardo Alba (PP) 3.277
Marcelo Lanzarin (PMDB) 3.145
Oldemar Becker (DEM) 3.082
Alexandre Matias (PSDB) 2.887
Professor Gilson (PSD) 2.615
Caminha (PROS) 2.477
Almir Vieira (PP) 2.343
Ailton de Souza - Ito (PR) 2.279

JORNAL DE SANTA CATARINA

 
 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaPedro Machado: a Chapecoense é uma unanimidade https://t.co/w9WYf5SyKn #LeiaNoSantahá 6 diasRetweet
  • santacombr

    santacombr

    Santa"Pode-se tentar calar o juiz, mas nunca se conseguirá calar a Justiça", reage Cármen Lúcia https://t.co/JZDSmNAMoY #LeiaNoSantahá 6 diasRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros