Declínio do PT e crescimento do PMDB marcam eleição no Vale - Política e Economia - Santa

Eleições 201603/10/2016 | 01h11

Declínio do PT e crescimento do PMDB marcam eleição no Vale

Peemedebistas ganharam sete prefeituras entre as 55 cidades da região e os petistas perderam nove

Declínio do PT e crescimento do PMDB marcam eleição no Vale Reprodução/Agência RBS
Foto: Reprodução / Agência RBS
O resultado das eleições municipais nas 55 cidades do Vale do Itajaí redesenha o mapa de presença partidária. O PT, que em 2012 alcançou 11 prefeituras na região, teve uma queda vertiginosa e venceu o pleito em apenas duas cidades: Rio do Campo e Rodeio. Do outro lado, PMDB e PSDB ganharam novas prefeituras e se firmaram como as duas maiores forças políticas do Vale.


Para o professor da Furb e doutor em Ciências Sociais Marcos Antônio Mattedi, o resultado mostra que as urnas refletiram a voz das ruas ouvida nos protestos do fim do ano passado e começo deste ano:

Foi uma guinada esmagadora à direita, com votos conservadores e contrários a projetos progressistas. Reflete a rejeição à esquerda e uma punição eleitoral ao PT, alvo de um bombardeio da mídia com denúncias de corrupção e o impeachment.

Na análise de Mattedi, além de PSDB e PMDB, outros partidos formam um bloco da direita que ganhou mais espaço nesta eleição, como DEM, PP e PSD. Em Blumenau, por exemplo, os votos dos dois candidatos que vão ao segundo turno – Napoleão Bernardes (PSDB) e Jean Kuhlmann (PSD) – somam 80% do total. PDT, PT e PCdoB, dividiram os outros 20%.

Além da guinada da direita, a eleição confirma PMDB e PSDB como as duas maiores forças políticas atuais no Brasil. É o que diz o professor da Univali e mestre em Sociologia Política Eduardo Guerini:

– São os dois partidos que comandam o país, e isso ficou claro nas urnas. O PT foi varrido de Santa Catarina e os caciques de sempre perderam força, então vemos um outro mapa ser desenhado no Estado, com novas forças do PMDB e PSDB. Prova também que foi uma eleição pautada pelo cenário nacional de crise política e econômica.

Como exemplo da força do PMDB, Guerini usa o prefeito eleito de Itajaí, Volnei Morastoni, liderança histórica petista no Litoral que migrou para o 15.

JORNAL DE SANTA CATARINA

 
 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaPedro Machado: a Chapecoense é uma unanimidade https://t.co/w9WYf5SyKn #LeiaNoSantahá 5 diasRetweet
  • santacombr

    santacombr

    Santa"Pode-se tentar calar o juiz, mas nunca se conseguirá calar a Justiça", reage Cármen Lúcia https://t.co/JZDSmNAMoY #LeiaNoSantahá 5 diasRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros