Eleição em Blumenau teve três pessoas conduzidas por boca de urna - Política e Economia - Santa

Ocorrências02/10/2016 | 17h30

Eleição em Blumenau teve três pessoas conduzidas por boca de urna

Um eleitor deixou carro próximo a local de votação pela manhã e dois distribuíram santinho à tarde

Três pessoas foram conduzidas por crimes eleitorais em Blumenau ao longo deste domingo de eleições. Segundo informações da Polícia Militar, o primeiro caso ocorreu logo pela manhã, quando um eleitor teria deixado um carro plotado com a imagem de uma candidata a vereadora próximo ao colégio Lúcio Esteves, no bairro Escola Agrícola. Ele foi conduzido à Justiça Eleitoral para prestar esclarecimentos. Ao longo do dia, outras situações semelhantes denunciadas foram fotografadas e serão encaminhadas para a juíza eleitoral de Blumenau para avaliação posterior.

O segundo caso ocorreu à tarde. Duas pessoas teriam sido flagradas distribuindo santinho e pedindo votos próximo à escola Adolfo Konder, na Rua Uberaba, bairro Velha. Eles também foram encaminhados à Justiça Eleitoral, onde passaram por audiência, e responderão a um termo circunstanciado. Segundo o cartório eleitoral de Blumenau, três urnas eletrônicas precisaram ser substituídas em Blumenau, em sessões localizadas nas escolas Victor Hering, Santos Dumont e Caic da Itoupava Central. Em nenhum dos casos houve votação manual.

— Foi uma eleição bastante tranquila, embora com muitas denúncias feitas por eleitores ao longo do dia – avaliou o comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar de Blumenau, tenente-coronel Jefferson Schmidt.

No Colégio Pedro II, pela manhã mesários relataram problemas com a mudança de local de votação de alguns eleitores. Teria havido confusão no recadastramento e alguns eleitores foram transferidos para a escola Pedro II do bairro Progresso. O cartório eleitoral informou que neste caso, por se tratarem de urnas dentro da mesma cidade, não são passíveis de justificativa para quem porventura não tenha se dirigido à sessão para votar.

Balanço das eleições em SC
Segundo o quinto boletim do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), 14 candidatos foram detidos nas cidades de Passo de Torres, Porto União, Laguna, Itajaí, Campo Erê, Imbituba, Sombrio, Brusque, Joaçaba, Balneário Camboriú, Dionísio Cerqueiro (dois), São Bernardino e Balneário Rincão.

No caso de Balneário Camboriú, um candidato a vereador foi detido pela Polícia Militar por suspeita de compra de votos. Já em Itajaí, outro concorrente ao Legislativo foi detido, desta vez por suspeita de boca de urna. Em Brusque, um candidato a vereador foi flagrado distribuindo santinhos. Ele chegou a ser detido, mas fez termo circunstanciado e foi solto. Mais cedo, pela manhã, um homem foi detido por violação de sigilo de voto em Rio do Oeste e em Agronômica, houve um flagrante de transporte irregular de eleitores.

No total de ocorrências policiais, 79 cidadãos foram presos em todo o Estado. Entre os principais motivos das apreensões estão boca de urna, apreensão de valor em dinheiro, porte de arma de fogo, desordem e distribuição de material de campanha. Segundo a Polícia Militar de SC, 45 cidades tiveram registros de ocorrências de crime eleitoral. Em todo o Estado, 174 urnas tiveram que ser substituídas em 97 municípios. As urnas que apresentaram problemas foram imediatamente substituídas e estão recebendo normalmente os votos dos eleitores. Até o momento, segundo a assessoria de imprensa do TRE-SC, nenhuma votação aconteceu de forma manual.

JORNAL DE SANTA CATARINA - Blumenau

 
 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaPedro Machado: a Chapecoense é uma unanimidade https://t.co/w9WYf5SyKn #LeiaNoSantahá 2 diasRetweet
  • santacombr

    santacombr

    Santa"Pode-se tentar calar o juiz, mas nunca se conseguirá calar a Justiça", reage Cármen Lúcia https://t.co/JZDSmNAMoY #LeiaNoSantahá 2 diasRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros