Moacir Pereira: "Disputas diferentes no 2º turno em SC" - Política e Economia - Santa

Opinião11/10/2016 | 09h31

Moacir Pereira: "Disputas diferentes no 2º turno em SC"



A primeira pesquisa Ibope sobre a campanha de segundo turno em Santa Catarina está indicando duas disputas diferentes nos dois maiores colégios eleitorais do Estado. Em Florianópolis, o deputado Gean Loureiro (PMDB) aumentou a diferença conquistada no primeiro turno. Estava com 40% dos votos e agora passou para 48% na espontânea e 53% na estimulada, enquanto Angela Amin (PP) ficou praticamente estagnada.

Recebeu 24,57% dos votos no primeiro tuno e está agora, segundo a prévia, com 25% na espontânea e 26% na motivada. Quer dizer: Loureiro conquistou novos adeptos e Angela agregou restrita adesão. Neste corte, o apoio do candidato Murilo Flores (PSB) ainda não se refletiu na primeira prévia.

Flores registrou 22 mil votos. Ou eles não foram transferidos para a candidata progressista, correram para Gean Loureiro, ou estão entre os indecisos e brancos. A ex-prefeita Angela Amin enfrenta neste início de campanha de segundo turno o mesmo problema detectado na apuração do primeiro, isto é, as adversidades em reduzir a vantagem de 40 mil votos de seu adversário.

Em Joinville, o cenário é diferente e revela uma disputa mais acirrada entre Udo Döhler (PMDB) e Darci de Matos (PSD). Houve uma redução significativa entre os dois candidatos. O prefeito obteve 45% dos votos válidos no primeiro turno e agora tem 47% das intenções de votos totais (54% dos votos válidos). Já o deputado pessedista recebeu 27% dos votos válidos no primeiro turno e agora aparece com 41% das intenções de votos totais (46% dos votos válidos). Duas sinalizações claras: Gean Loureiro mantém favoritismo na Capital e o segundo turno está indefinido em Joinville.

A pesquisa revelou outro fato relevante: em Florianópolis e Joinville, aumentou o interesse do eleitorado pela escolha dos novos prefeitos. Em Joinville, a disputa está mais acirrada entre Udo Döhler e Darci de Matos.

SC-401

O Deinfra está examinado os documentos para contratar a empresa que vai revitalizar a SC-401, que liga o Centro de Florianópolis às praias do Norte da Ilha, a mais movimentada do Estado. Nos termos do edital, os serviços serão executados apenas durante o período noturno, das 22h às 5h, e deverão estar concluídos antes das festas de fim de ano e da próxima temporada.

Divisão

A campanha de segundo turno em Joinville dividiu o governo do Estado em duas facções. Os apoiadores de Udo Döhler disparam contra o governador Colombo, comparando com obras e serviços que inaugura em Florianópolis e reavivando antiga disputa entre as duas cidades. Em Florianópolis, Angela Amin (PP) cola Gean Loureiro (PMDB) às gestões de Dário Berger (PMDB), e Gean vincula Angela ao governo Cesar Souza (PSD).

:: Clique e leia mais colunas de Moacir Pereira

Alemanha

Missão especial de Santa Catarina vai cumprir roteiro nos Estados da Turíngia e de Baden-Württemberg, na Alemanha. Será liderada pelo secretário de Assuntos Internacionais do Estado, Carlos Adauto Virmond, e integrada pelo procurador-geral de Justiça, Sandro Neis, do procurador Fabio de Souza Trajano, dos reitores da Univali, Unisul, Unifebe, Unochapecó, Unibave e Acafe. Estão marcadas visitas a universidades e ministérios e será assinado acordo internacional entre Santa Catarina e a Turíngia.

Salários

O secretário da Fazenda, Antônio Gavazzoni, montou com a equipe técnica o cronograma de pagamento dos vencimentos de dezembro dos servidores públicos e do 13º salário. Ao contrário do que se registra em cerca de 20 Estados que não pagarão a gratificação natalina em dezembro, em Santa Catarina o crédito está garantido.

Panamá

O presidente da Fecomércio, Bruno Breithaupt, viaja dia 14 para o Panamá liderando missão com 20 empresários catarinenses. Vão prospectar novos negócios comerciais e visitar o maior showroon e feira de negócios da América Central, na cidade de Colon. O Panamá conta hoje com um dos maiores centros comerciais para grandes e médias empresas.

Visita

Dirigentes de entidades ligadas à engenharia de todo o Brasil estarão em Florianópolis entre 16 e 18 de outubro. Aproveitarão para visita às obras de recuperação da Ponte Hercílio Luz. Estão sendo substituídas agora longarinas e transversinas de aço. O cronograma prevê para fevereiro o uso de macacos no vão central para troca das barras de olhal.

JORNAL DE SANTA CATARINA

 
 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaPedro Machado: a Chapecoense é uma unanimidade https://t.co/w9WYf5SyKn #LeiaNoSantahá 3 diasRetweet
  • santacombr

    santacombr

    Santa"Pode-se tentar calar o juiz, mas nunca se conseguirá calar a Justiça", reage Cármen Lúcia https://t.co/JZDSmNAMoY #LeiaNoSantahá 3 diasRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros