Moacir Pereira: O PSDB e o 2º turno em SC - Política e Economia - Santa

Opinião13/10/2016 | 11h50

Moacir Pereira: O PSDB e o 2º turno em SC

A política de alianças na eleição do primeiro turno e as novas conversações no segundo turno em Santa Catarina indicam a estratégia do vice-governador Eduardo Pinho Moreira de selar um pacto com o PSDB, na perspectiva da eleição de 2018.

Principal líder do PMDB, Eduardo Moreira repete a visão do falecido senador Luiz Henrique da Silveira que, na formação da chapa à reeleição em Joinville, em 1998, convidou Marco Tebaldi para ser seu vice. Foi a partir daquele marco zero que os tucanos, até então coligados de Esperidião Amin, começaram a construir um novo projeto, afinal vitorioso em 2002.

Antes da eleição de 2 de outubro, Eduardo Moreira abriu canais de conversações com Clésio Salvaro, do PSDB, eleito prefeito com a maior vitória na história de Criciúma. O vice desaconselhou iniciativas dos líderes do PMDB local de recorrerem à Justiça, iniciativa que coube ao PP.

A distensão consolidou-se na audiência desta semana. O prefeito eleito Clésio Salvaro e seu vice Ricardo Fabris tiveram conversa amistosa. Moreira comprometeu-se a agir no governo por Criciúma, cuja prefeitura tem uma dívida milionária e enfrenta problemas sérios na área da saúde. Foi Eduardo Moreira que viabilizou a aliança com o PSDB em Florianópolis. Os tucanos deram o vice de Gean Loureiro, enquanto o PMDB desistiu de candidatos em Blumenau, apoiando Napoleão Bernardes (PSDB) e respaldando Carlos Stüpp (PSDB) em Tubarão. O presidente estadual da sigla, Mauro Mariani, defendia candidatura do PMDB em Blumenau.

Agora, no segundo turno, o presidente do PSDB, Marcos Vieira, já avisou a Raimundo Colombo e a Gelson Merisio. Se o governador e o presidente do PSD mergulharem na campanha de Jean Kuhlmann (PSD) em Blumenau contra Napoleão Bernardes (PSDB), o senador Paulo Bauer e os tucanos vão acampar em Joinville para apoiar a reeleição de Udo Döhler (PMDB). A eleição de 30 de outubro poderá, assim, sinalizar caminhos e tendências sobre as alianças em 2018.

Homenagem

Dois homenageados da noite: coronel bombeiro militar Onir Mocellin (pela realização do 16º Sinabom – Seminário Nacional dos Bombeiros – e o reitor da UFSC, professor Luis Cancellier, como reconhecimento pela importante participação da instituição na realização de eventos. Marco Aurélio Florini, presidente do Floripa Convention, recepcionou o coronel Onir Mocellin

Tiroteio

A campanha do segundo turno nas emissoras de rádio e televisão em Florianópolis começou quente. Nos programas de Gean Loureiro (PMDB), críticas sobre as aplicações financeiras da gestão Angela no Banco Santos, que depois sofreu intervenção. Os espaços de Angela Amin acusam Gean Loureiro de, como secretário de Dário Berger, ter confirmado a realização e efetuado o pagamento de R$ 2,5 milhões pelo show de Andrea Bocelli em Florianópolis. Que nunca aconteceu.

Cinema

Convention & Visitors Bureau de Florianópolis realizou evento anual para tributos de reconhecimento a lideranças e autoridades que colaboraram com o turismo em Santa Catarina. Foram homenageados o comandante dos bombeiros militares, coronel Onir Mocelin, e o reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, professor Luiz Carlos Cancelier. O encontro teve como tema Uma noite de cinema.

Pesquisas

Os institutos de pesquisas estão recebendo críticas pesadas em vários municípios catarinenses. Em Xanxerê, por exemplo, pesquisa indicava na semana da eleição que Avelino Menegola (PSD) venceria com mais de 7% de vantagem. Ele levou por apenas 24 votos. Em Tubarão, Carlos Stüpp, do PSDB, tinha 38% dez dias antes da eleição, contra apenas 24% de Joares Ponticelli, do PP. O progressista virou o jogo e venceu com 11 mil votos de diferença.

CURTAS

Retorno: Deputado estadual Milton Hobus (PSD) está viajando à China, onde trata de novos negócios de sua empresa sediada em Rio do Sul. Deve retornar dentro de duas semanas. Pelas previsões, voltará a ocupar a Secretaria da Defesa Civil, onde atuou desde o início do segundo mandato do governo Colombo.

Praias: Procuradoria da República em Santa Catarina realizará audiência pública no dia 17 para tratar das alterações na lei federal sobre a gestão das praias urbanas pelas prefeituras.

JORNAL DE SANTA CATARINA

 
 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaPedro Machado: a Chapecoense é uma unanimidade https://t.co/w9WYf5SyKn #LeiaNoSantahá 3 diasRetweet
  • santacombr

    santacombr

    Santa"Pode-se tentar calar o juiz, mas nunca se conseguirá calar a Justiça", reage Cármen Lúcia https://t.co/JZDSmNAMoY #LeiaNoSantahá 3 diasRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros