Moacir Pereira: "Oktoberfest, a festa das famílias" - Política e Economia - Santa

Opinião10/10/2016 | 13h01

Moacir Pereira: "Oktoberfest, a festa das famílias"

Moacir Pereira: "Oktoberfest, a festa das famílias" Moacir Pereira/Moacir Pereira
Foto: Moacir Pereira / Moacir Pereira



Os organizadores calculam que mais de 120 mil pessoas já entraram no Parque Vila Germânica de Blumenau na 33ª edição da Oktoberfest. O sucesso de público tem um dado mais positivo: nenhum incidente. Todos os serviços funcionaram, o roteiro das bandas foi cumprido, bares, restaurantes, lojas de suvenires e estandes de cerveja atuaram em plena carga e vendendo muito bem.

O fim de semana contou com o tradicional desfile de grupos folclóricos, bancadas, entidades artísticas, clubes de caça e tiro e o que a região de Blumenau tem de mais precioso para mostrar ao Brasil e ao mundo: a cultura germânica. Impressionou a vibração de milhares de famílias no correr do desfile na rua XV de Novembro, a mais histórica e popular da cidade. Nos carros alegóricos, cada vez mais criativos e artísticos, descendentes idosos com filhos, netos e crianças com trajes típicos, garbosos e orgulhosos de relembrarem a saga dos fundadores e suas mais autênticas manifestações.

No último fim de semana, nos pavilhões da Vila Germânica, multiplicaram-se os carrinhos de bebê até altas horas da noite, conduzidos por pais e avós incorporados ao espírito da cultura alemã. A festa este ano aprimorou a organização, o controle e as medidas preventivas de segurança, numa ação integrada e produtiva dos órgãos policiais, dentro e fora dos pavilhões da Vila.

Inovação importante foi dada à gastronomia. Nada de tapioca, cocada e acarajé. Com orientação do chef Heiko Graboll, do Senac Restaurante de Blumenau, foi priorizada a cozinha alemã, com múltiplas variações do cardápio. Resultado: qualificação do público e mais consumo nos restaurantes. A decoração da Eisenbahn, tanto na área externa do Parque como dentro da Vila, ficou mais harmoniosa e se identificou mais com a produção da cerveja e o perfil da cultura germânica.

O secretário de Turismo, Ricardo Stodieck, que introduziu as inovações, prevê público maior no feriadão desta semana. Blumenau está realizando a mais ordeira, bonita, empolgante e familiar Oktoberfest desde a primeira edição, em 1984.

A festa este ano aprimorou a organização, o controle e as medidas preventivas de segurança.

:: Clique e leia mais colunas de Moacir Pereira

Lotados

Os quatro pavilhões da Vila Germânica bombaram no fim de semana, em especial, na noite de sábado, com bandas se revezando no palco até as cinco da manhã. Milhares de pessoas formando dois perfis distintos: famílias da região, todos com trajes típicos; e turistas de todo canto do Brasil e, de forma majoritária, jovens.

Urnas

O resultado das eleições em Criciúma revelou dois fatos políticos impactantes. O primeiro, a vitória acachapante do ex-prefeito Clésio Salvaro (PSDB): o segundo, a constatação de que os adversários Márcio Búrigo (PP), Fábio Brezola (PT) e Odeolandes de Souza fizeram 26.380 votos, somados. Perderam para brancos, nulos e abstenções, que totalizaram 32.328 votos.

Contestação

O recurso impetrado pelos advogados da candidata Angela Amin (PP) contra despacho do ministro Mauro Marques, suspendendo seus direitos políticos, foi submetido ao Ministério Público Eleitoral, que tem 15 dias para se manifestar. Aqui na Capital, os advogados Luiz Magno e Alessandro Abreu protocolaram ontem contestação à pretensão do PSOL de substituir a candidata pelo professor Elson Pereira.

Desordem

Novas manifestações estão sendo convocadas para hoje por sindicatos de trabalhadores no serviço público estadual. A convocação anuncia “Ocupa ponte por saúde e educação”, ilustrada com fogaréu. Motivação: contra a PEC 241, de controle de gastos públicos e vital para a retomada do desenvolvimento econômico, e contra a MP do ensino médio. É convocação para a desordem e o confronto.

Vitrine

O grupo alemão Underberg, que produz o famoso digestivo, trouxe a banda alemã VoxxClub. Pela primeira vez, estão presentes a presidente mundial da Underberg, Hubetine Underberger-Ruder, e o diretor Franz Ruder , ciceroneados pelo diretor no Brasil, Marcus Vinicius Rumen. Informaram ao secretário Ricardo Stodieck que o País é o quinto maior mercado mundial da famosa bebida.

Queda

O comércio de veículos ainda não dá sinais de recuperação, segundo estatísticas da Fenabrave-SC. Ao contrário, em setembro, houve queda de 9,67% nas vendas, no comparativo com o mês anterior. Comparados com 2015, os números são ainda piores, com redução de 19,57%. A queda do comércio durante o ano foi de 21,27%. A frota catarinense está nesta segunda-feira em 4.655.846 veículos.

CURTAS

* Homenagem: Tribunal de Justiça vai homenagear nesta segunda-feira, às 18h, os desembargadores Nelson Martins e Cláudio Barreto Dutra na galeria dos ex-presidentes.

* Alesc: Assembleia Legislativa faz sessão especial nesta segunda-feira comemorativa dos 55 anos de fundação da Rede Feminina de Combate ao Câncer, às 19h.

JORNAL DE SANTA CATARINA

 
 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaPedro Machado: a Chapecoense é uma unanimidade https://t.co/w9WYf5SyKn #LeiaNoSantahá 3 diasRetweet
  • santacombr

    santacombr

    Santa"Pode-se tentar calar o juiz, mas nunca se conseguirá calar a Justiça", reage Cármen Lúcia https://t.co/JZDSmNAMoY #LeiaNoSantahá 3 diasRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros