Pancho: Mulheres recebem menos votos que candidatos homens em Blumenau - Política e Economia - Santa

Versão mobile

Eleições 201605/10/2016 | 08h19Atualizada em 05/10/2016 | 08h20

Pancho: Mulheres recebem menos votos que candidatos homens em Blumenau

Candidatas receberam, em média, apenas 29% dos votos que os homens receberam

pancho

Uma vez mais não teremos mulheres na Câmara Municipal de Blumenau. A mais votada foi Helenice Luchetta (PSDB), que recebeu 2.017 votos e ficou em 30º lugar.

::: Leia mais informações do colunista Pancho :::

Dos 194 candidatos a vereador, 61 eram mulheres, o equivalente a 31,4%. Infelizmente, isso não quer dizer que elas receberam 31,4% dos votos. Somadas elas respondem por apenas 11% do total de votos válidos.

Ou seja, além de serem minoria, elas também são menos escolhidas que os homens. Em média, foram 320 votos para cada mulher e 1.112 para cada candidato do sexo masculino.

É difícil, como vemos, a ascensão da mulher na política. Quanto mais difícil, mais devemos insistir. Há uma geração com maior interesse e a comprovação disso temos na Câmara Mirim, onde elas são maioria.

Dos 15 vereadores eleitos nas escolas da cidade, nove são meninas. Mas até que essa geração chegue às urnas de verdade, há muito para evoluir. As entidades e instituições da cidade deveriam investir mais na formação de líderes mulheres. Seria um importante passo.


 
 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaDefesa Civil reconhece situação de emergência em mais quatro cidades catarinenses https://t.co/FEwdWvpM2V #LeiaNoSantahá 8 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaAnvisa veta maconha para fins medicinais no Brasil https://t.co/f2weAuybsz #LeiaNoSantahá 8 minutosRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros