Upiara Boschi: "Imagino uma fusão do PT com PDT, PCdoB", afirma Décio Lima - Política e Economia - Santa

Opinião11/10/2016 | 07h03

Upiara Boschi: "Imagino uma fusão do PT com PDT, PCdoB", afirma Décio Lima

Colunista fez perguntas ao deputado federal sobre Itajaí, Blumenau e o futuro do partido

Upiara Boschi: "Imagino uma fusão do PT com PDT, PCdoB", afirma Décio Lima Lucio Bernardo Jr./Câmara dos Deputados,Divulgação
Décio respondeu perguntas feitas pelo colunista. Foto: Lucio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados,Divulgação


Décio Lima é deputado federal pelo PT, foi prefeito de Blumenau por dois mandatos e mudou o domicílio eleitoral para Itajaí no ano passado em uma tentativa de disputar a prefeitura. Na tarde desta segunda-feira, o petista conversou com a coluna sobre o futuro das duas cidades e do próprio partido. Defendeu a formação de uma frente de esquerda fruto das fusões do PT, do PDT e do PCdoB para conter o esvaziamento do campo, prometeu ser parceiro do prefeito eleito Volnei Morastoni (PMDB, ex-PT) em Itajaí e sinalizou que a maior parte dos petistas de Blumenau deve endossar Jean Kuhlmann (PSD) contra Napoleão Bernardes (PSDB).
 
E Blumenau?
Era um resultado esperado. Tínhamos duas candidaturas (Jean Kulhmann e Napoleão Bernardes) que já polarizaram o último pleito e outras três que representam o fracionamento de um projeto que disputou a eleição passada unido (com Ana Paula Lima, do PT). As candidaturas do PDT, do PCdoB e do próprio PT só se viabilizariam se os partidos estivessem juntos. Para o segundo turno, o PT liberou os filiados. Eu acho que a tendência é se somar ao descontentamento com a atual gestão. Quase todas as pessoas que encontrei vão nesse caminho, até pela dificuldade de votar no PSDB.
 
E Itajaí?
Eu fui para Itajaí para viabilizar a construção de uma frente ampla. Não foi possível porque já havia um processo. O PT não tinha condição sozinho, porque com a ida do Volnei Morastoni para o PMDB ficou em frangalhos. Não tive participação nenhuma na eleição. Eu quero ajudar Itajaí. Acho que Volnei passa a ter uma grande oportunidade de se consolidar como um líder. Reúne condição política, experiência. Vou torcer por ele e não vou ter problema de estar somando ao futuro governo dele.
 
E o futuro do PT?
Imagino uma fusão do PT, do PDT, do PCdoB. Não perderíamos capilaridade política e aproveitaríamos esse momento para fazer uma autocrítica ao povo brasileiro. Dizer que cumprimos uma tarefa histórica, mas que cometemos erros e estamos pedindo uma nova oportunidade. Existe um sentimento (anti-PT) muito forte na população que é parte por nossos erros e parte da construção de uma hegemonia conservadora-liberal muito poderosa para nos dar a atribuição de todos os erros e culpas do que não foi resolvido no Brasil.

JORNAL DE SANTA CATARINA

 
 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaPedro Machado: a Chapecoense é uma unanimidade https://t.co/w9WYf5SyKn #LeiaNoSantahá 2 diasRetweet
  • santacombr

    santacombr

    Santa"Pode-se tentar calar o juiz, mas nunca se conseguirá calar a Justiça", reage Cármen Lúcia https://t.co/JZDSmNAMoY #LeiaNoSantahá 2 diasRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros